ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Contra Messi e Neymar, Santos reencontra Barça no Camp Nou após 15 anos

Data: Sexta-feira, 02/08/2013 00:00
Fonte: Lancepress

Após quinze anos, o Santos volta a encarar o Barcelona, no Camp Nou, nesta sexta-feira, às 16h30, pelo Troféu Joam Gamper. Desta vez, a missão é ainda mais árdua. Sob o comando dos novos "Meninos da Vila", o Alvinegro terá de enfrentar Messi, Xavi & Cia, além de um velho conhecido: Neymar.


Se a história soprar mais umas vez nos arredores da catalunha, nem mesmo o confronto diante dos melhores do mundo podem tirar a esperança de uma partida equilibrada. Em 1998, no último embate entre as equipes, o Peixe arrancou empate por 2 a 2 no tempo normal e só perdeu o título na disputa dos pênaltis.


Naquele ano, o enredo era bem parecido: equipe desacreditada, mescla entre juventude e veteranos, craques como Figo e Rivaldo do lado rival, além do primeiro reencontro com uma Joia oriunda da Vila Belmiro - no caso, Giovanni, o Messias. Mesmo sob desconfiança, o Santos mostrou bom futebol e saiu do torneio de cabeça em pé, com gols de Anderson Lima e Adiel.


É a "deixa" para que os garotos Neilton, Leandrinho & Cia possam escrever mais uma boa dose de história para os lados da Baixada Santista e buscar uma vitória sobre o rival, que não acontece desde 1959, na era Pelé. A última derrota aconteceu no Mundial de Clubes, em 2011. Ao todo, foram seis jogos disputados: quatro vitórias dos culés, uma vitória do Peixe e um empate.


Para o confronto histórico, o técnico Claudinei Oliveira promoverá uma mudança em relação à equipe que foi derrotada para a Ponte Preta, no último sábado, pelo Brasileirão. O atacante Thiago Ribeiro, recém-contratado junto ao Cagliari (ITA), assume a vaga do jovem Giva. Ele formará dupla de ataque com o promissor Neilton.


Sem brincadeiras e com força total


Do lado do Barcelona, o clima de "jogo festivo" ou "amistoso" não deixa margens para brincadeiras. A ideia do técnico Tata Martino, ex-alvo do Peixe e recém-contratado pelos culés, é dar início ao trabalho com seus principais jogadores, preparando-os para o início da temporada. Portanto, ao menos no primeiro tempo, deve colocar a sua força máxima contra o Peixe.


O time que iniciará a partida será bem diferente daquele que atuou contra o Lechia Gdansk, em amistoso na Polônia, na última terça-feira. Na ocasião, a equipe catalã contou com diversos jogadores do Barça B e teve a presença de poucos jogadores da equipe principal, como Messi, Adriano, Sánchez e, por 15 minutos, o craque Neymar, que fez a sua estreia no novo clube.


Para esta partida, que marca a apresentação do "novo Barça" para a temporada, Martino não poderá contar com os lesionados Puyol, Ibrahim Afellay, Cuenca, além do jovem Tello, que se lesionou no confronto diante dos poloneses. O jovem zagueiro Frank Bagnack, de Camarões, deve ser um dos escolhidos para assumir as lacunas deixadas entre os relacionados.


A sede por um bom resultado nesta sexta-feira, no Camp Nou, também será para apagar um fantasma que atormentou a equipe no último troféu Joam Gamper realizado. No ano passado, a equipe perdeu o título para a Sampdória, da Itália, após derrota para 1 a 0. Em 46 edições do torneio, o Barça faturou 35 títulos.


FICHA TÉCNICA


BARCELONA (ESP) X SANTOS

LOCAL: Camp Nou, na Catalunha (ESP)

DATA/HORÁRIO: 2/8/2013, às 16h30h (horário de Brasília)


SANTOS: : Aranha; Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Cícero, Leandrinho e Montillo; Neilton e Thiago Ribeiro. Técnico: Claudinei Oliveira


Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piquet e Jordi Alba; Sérgio Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Neymar e Alexis.