ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Revelado discurso da rainha para anunciar 3ª Guerra Mundial em 1983

Documentos do arquivo do governo britânico revelam que, em 1983, um discurso foi preparado para ser lido pela rainha Isabel II na BBC na eventualidade de uma guerra nuclear.

Data: Sexta-feira, 02/08/2013 00:00
Fonte: Diário Digital

No script para a transmissão hipotética, a monarca pede que a população britânica «reze» e descreve a ameaça que o conflito representa para a brava nação, que também é «maior do que qualquer outra.


O discurso, escrito por autoridades de Whitehall - região no centro de Londres onde ficam os ministérios - durante um dos períodos mais sombrios da Guerra Fria, nunca foi para o ar.


O documento, divulgado sob as regras do governo que permitem a libertação de documentos secretos com mais de 30 anos, foi escrito como parte de um exercício de guerra realizado na Primavera de 1983 e que cogitava possíveis cenários de guerra.


Apesar de ser apenas uma simulação, o discurso, escrito como se fosse para ser transmitido a 4 de Março de 1983, tentava preparar o país para os horrores de uma possível Terceira Guerra Mundial.


Os horrores da guerra pareciam remotos quando eu e a minha família dividimos a alegria do Natal com a família crescente da Commonwealth (países que pertencem à Comunidade Britânica).


Agora, esta loucura da guerra está mais uma vez a espalhar-se pelo mundo e o nosso bravo país deve novamente preparar-se para sobreviver em meio a grandes incertezas.


Nunca esqueci a dor e o orgulho que senti, ao ouvir junto com a minha irmã no nosso quarto, as palavras inspiradoras do meu pai (rei George VI) sobre aquele dia fatal em 1939 (início da Segunda Guerra).


Em nenhum momento eu poderia imaginar que esta tarefa solene, porém terrível, cairia um dia sobre mim.


Num tom mais pessoal, ela lembra o papel do filho Andrew na guerra hipotética.


O meu filho amado Andrew está em acção neste momento e nós rezamos sem parar pela sua segurança e de todos os homens e mulheres envolvidos dentro do país e no exterior.


E faz um apelo para que os britânicos ajudem uns aos outros.


Se as famílias permanecerem unidas, oferecendo abrigo aos mais desprotegidos, a determinação do nosso país em sobreviver não poderá ser quebrada.


No exercício de Guerra de 1983, forças do bloco Laranja, representando a União Soviética e aliados do Pacto de Varsóvia, lançam um ataque com armas químicas contra a Grã-Bretanha.


As Forças Azuis, representando a NATO, retaliam com uma incursão nuclear, forçando o bloco Laranja a iniciar as negociações de paz.


As manobras aconteceram no ano em que o presidente americano Ronald Reagan causou revolta em Moscovo ao denunciar a União Soviética como «império do mal» e divulgou os seus planos para um sistema de mísseis balísticos espacial, além do deslocamento de mísseis nucleares americanos para a Europa.


A tensão cresceu quando os soviéticos alvejaram um avião sul-coreano que entrou no seu espaço aéreo, matando todos os 269 passageiros a bordo.


Um exercício militar comandado pela NATO em Novembro daquele ano, baptizado de Able Archer, quase desencadeou um conflito de verdade depois de líderes de Moscovo terem ficado convencidos de que se tratava de uma fachada que levaria a um ataque de facto.


Anos mais tarde, a União Soviética e os Estados Unidos negociaram a redução do número das suas armas nucleares e a Guerra Fria chegou ao fim.