ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Caminho mais fácil para Libertadores, Sul-Americana começa nesta terça-feira

Além do São Paulo, que defende o título do torneio, outras oito equipes brasileiras estão envolvidas na disputa

Data: Terça-feira, 30/07/2013 00:00
Fonte: iG São Paulo

Durante muitos anos, a Copa do Brasil foi apontada como o caminho mais fácil para conquistar uma vaga na Copa Libertadores. Porém, nesta temporada, a Copa Sul-Americana “roubou” esse rótulo. Contando com a participação de 47 clubes, a segunda competição mais importante do continente começa nesta terça-feira, com o duelo entre LDU de Loja e Deportivo Lara. Além do São Paulo, que defende o título do torneio, outras oito equipes brasileiras estão envolvidas na disputa.

 

Por determinação da CBF, a Copa do Brasil ganhou o reforço dos clubes brasileiros que disputaram a última edição da Copa Libertadores. De quebra, a classificação para a Copa Sul-Americana pelo Campeonato Brasileiro foi alterada. Neste ano, todos os times que alcançaram as oitavas de final da Copa do Brasil estão impedidos de disputarem o torneio organizado pela Conmebol.


Por causa das mudanças, o nível técnico dos clubes brasileiros na Copa Sul-Americana caiu. O Sport, por exemplo, foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro no ano passado e vai disputar o torneio internacional. O time da Ilha do Retiro só garantiu vaga na competição devido às classificações de seis times para as oitavas de final da Copa do Brasil (Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Goiás e Atlético-PR).


As alterações no regulamento também criaram situações inusitadas entre os brasileiros que vão disputar a Copa Sul-Americana. Como o caso da Ponte Preta, que escalou um time reserva na Copa do Brasil para ser eliminado pelo desconhecido Nacional. Já a Portuguesa, que não joga uma competição internacional desde 1997, pouco lamentou a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, contra o pequeno Naviraiense.


Além de ser o caminho mais fácil para a Copa Libertadores, o título da Copa Sul-Americana também apresenta outras vantagens como visibilidade e prestigio internacional. Na temporada seguinte ao título da Copa Sul-Americana, o campeão disputa a Recopa Sul-Americana contra o último vencedor da Copa Libertadores. De quebra, ele ainda enfrenta o campeão japonês na decisão da Copa Suruga.


Por enquanto, CBF e Conmebol ainda não divulgaram as datas e horários dos jogos entre os times brasileiros. No entanto, segundo o regulamento da competição, os jogos deverão acontecer nos dias 13, 14, 28 e 29 de agosto.


Veja abaixo os duelos entre brasileiros na segunda fase da Copa Sul-Americana* :


Sport x Náutico 
Vitória x Coritiba 
Ponte Preta x Criciúma 
Portuguesa x Bahia


*Atual campeão do torneio, o São Paulo já está garantido nas oitavas de final