ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sete pessoas morreram por causa do frio, diz Prefeitura de SP

Segundo a administração municipal, nem todos são moradores de rua. Número de mortes pode ser maior, não descarta a Prefeitura.

Data: Sábado, 27/07/2013 00:00
Fonte: G1
A Prefeitura de São Paulo contabiliza pelo menos sete mortes devido às condições climáticas, que derrubaram a temperatura na capital paulista para o menor nível em 52 anos. De acordo com informações repassadas ao G1 pela administração municipal, nem todos os mortos são moradores de rua.


 
Nesta sexta-feira (26), um homem não identificado foi encontrado morto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) na Rua dos Gráficos, na Penha, Zona Leste. Na Vila Mariana, um homem apenas identificado como “J” pela Prefeitura e de idade desconhecida foi encontrado em um estacionamento de um estabelecimento comercial na Avenida Bosque da Saúde. Ele morava no local.


 
As outras quatro mortes confirmadas ocorreram na quinta-feira (25). Na Vila Maria, Zona Norte, houve duas. Um homem de 54 anos foi encontrado pela manhã em um beco da favela Funerária. Apesar de viver na comunidade, ele estava dormindo ao relento havia alguns dias, segundo relatos de moradores feitos à Prefeitura.

 
Também pela manhã, o corpo de um idoso de 67 anos foi encontrado na Avenida Ernesto Augusto Lopes. Segundo a Prefeitura, o homem não foi reconhecido como um morador de rua da região.


 
Ainda na quinta-feira, mas na Cidade Tiradentes, Zona Leste, o corpo de Luis Carlos Palegio Correia, de 58 anos, foi encontrado por volta das 6h em um terreno na Rua Francisco José Viana, próximo a uma lanchonete.


O dono do estabelecimento chegava ao trabalho quando viu Correia sentado na porta da cantina, imóvel. A subprefeitura da região conseguiu contatar a família. Em depoimento à Polícia Civil, o filho de Correia disse que o pai bebia diariamente e já estava na rua há algum tempo.


 
Na Sé, um homem não identificado foi encontrado morto na calçada da Rua São Paula e levado diretamente ao IML. Segundo a Prefeitura, o indivíduo não foi reconhecido pelas equipes de assistência social.


Já na quarta-feira (24), um homem sem identificação foi encontrado próximo ao terminal Parque Dom Pedro II.


A Prefeitura não descarta que o número pode ser maior, pois, até o momento, não conseguiu obter maiores informações sobre as mortes de moradores de rua atendidos pelo Hospital Pedreira, na Zona da Sul. Um deles foi atendido ainda com vida pelo SAMU na Avenida Luís Carlos Berrini e se queixou de frio. Levado para o hospital, acabou morrendo.

 
Operação Baixas Temporadas


Na noite de terça-feira (23), a Prefeitura de São Paulo intensificou a Operação Baixas Temporadas, para direcionar a abrigos os moradores de rua. Três ônibus chegaram a ser usados em uma ação que contou com o auxílio da Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil. Na operação, 11 mil pessoas foram atendidas.


O paulistano pode colaborar ao alertar, por meio do 156 (Central de Atendimento da Prefeitura) ou pelo 153 (Central de Atendimento da GCM), sobre alguma pessoa que estiver exposta às baixas temperaturas.