ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PMs são condenados a 51 anos pela morte de 3 pessoas em Mato Grosso

Triplo homicídio ocorreu em Cáceres, a 250 km de Cuiabá, no ano de 2009. Júri popular começou na quinta-feira (25) e encerrou na noite de sexta (26).

Data: Sábado, 27/07/2013 00:00
Fonte: Kelly Martins Do G1 MT
Julgamento iniciou na quinta e encerrou na noite de sexta (Foto: Assessoria/TJMT)
Julgamento iniciou na quinta e encerrou na noite de sexta
(Foto: Assessoria/TJMT)

Os dois policiais militares acusados pelo assassinato de três pessoas em uma chácara foram condenados pelo Tribunal de Júri de Comarca deCáceres, distante 250 km de Cuiabá, a pena de 51 anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado. O julgamento teve início na quinta-feira (25) e encerrou somente na noite desta sexta-feira (26).

 

O juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira também condenou o terceiro réu, um autônomo que teria auxiliado os policiais nos crimes, a pena total de 30 anos e dois meses de reclusão, em regime inicialmente fechado. Na sentença, o magistrado declarou a perda dos cargos públicos dos dois policiais.

 

Os réus respondem por duplo homicídio duplamente qualificado e um homicídio qualificado, em concurso material com o crime de tripla ocultação de cadáveres. O Ministério Público Estadual pontuou que fosse reconhecida a menor participação do acusado de participar dos crimes dando apoio aos policiais.

 

“Uma vez que a participação do réu foi de menor importância para a prática dos delitos, já que colaborou enquanto vigiava o local para não deixar ninguém se aproximar do local dos fatos”, diz trecho da decisão.

 

No julgamento, 15 testemunhas de acusação e defesa foram arroladas para prestarem depoimento. O crime ocorreu em setembro de 2009, quando os policiais militares teriam negociado com as vítimas a compra da chácara. A denúncia aponta que eles teriam cometido os assassinatos para supostamente não fazer o pagamento da propriedade.

 

Segundo o processo da Primeira Vara Criminal, dias antes do crime os dois policiais acusados foram procurar as vítimas para tentar negociar três chácaras localizadas na região conhecida como 'Facão', em Cáceres. O pagamento, segundo o combinado, seria feito com 20 quilos de cocaína.

 

Mesmo após terem combinado o pagamento, os policiais decidiram matar as três vítimas e ficar com as terras sem pagar. Eles contrataram o autônomo para vigiar a chácara no dia da execução. Além de garantir que as vítimas não sairiam da propriedade, o autônomo ajudou no transporte e ocultação dos corpos.

 

No dia marcado para a entrega da droga, os três vendedores das terras foram para uma das chácaras se encontrar com os policiais. Os dois, porém, já chegaram ao local disparando contra as vítimas, sem chance de defesa, segundo o MPE. Em seguida, os corpos foram colocados no porta-malas de um carro e levados até as imediações da cidade de Porto Estrela, a 198 km de Cuiabá, onde foram escondidos.