ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Município de Aripuanã completa 47 anos de instalação da sede definitiva

Data: Sexta-feira, 26/07/2013 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

Nesta sexta-feira, 26 de julho, é feriado municipal na cidade de Aripuanã, pois neste dia o município completa 47 anos de instalação de sua sede definitiva. A data comemorativa foi instituída pelo Executivo através da Lei Municipal nº 896 de setembro de 2010.

 

O município de Aripuanã foi emancipado em 31 de dezembro de 1943, mas durante 23 anos foi uma cidade sem sede definida. Somente no ano de 1966, a mando do então governador Pedro Pedrossian, o experiente piloto Amauri Furquim, sobrevoou o território do município.


 

No dia 26 de julho do mesmo ano, Amauri Furquim, chegou ao local acompanhado de bravos pioneiros para procurar pelo lugar de instalação da sede definitiva, escolhendo um dos lugares mais belos do Brasil, localizado junto às cachoeiras Andorinhas e Dardanelos.


Para celebrar este fato histórico, a Prefeitura de Aripuanã preparou uma extensa programação que começa nesta sexta-feira, com a abertura do Festival de Pesca Turística que será realizado no Recanto do Pouso Milagroso às margens do Rio Aripuanã (distante 12 quilômetros da sede do município), considerado um dos melhores festivais do Estado de Mato Grosso.


No sábado, o município receberá a visita do vice-governador Chico Daltro, que fará o lançamento do Programa MT Habita Mais. O programa do Governo de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Aripuanã vai contemplar com financiamento da casa própria, mais de 500 servidores públicos efetivos estaduais e municipais.


Para o domingo, estão programadas outras atividades que serão realizadas durante o Festival de Pesca como atrações culturais, competição de pesca, pesca mirim, torneio de vôlei, bingo de três motos e show musical com artistas renomados.


Neste fim de semana, o município de Aripuanã deverá receber a visita de turistas de várias regiões do Brasil, atraídos pelo excelente cenário ecológico numa região com paisagens rurais e de natureza exuberante. Durante os três dias de evento, a organização espera receber um público estimado em 13 mil pessoas.