ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretário municipal morre sob suspeita de hantavirose

José Dutra começou a passar mal na semana passada e estava internado

Data: Sexta-feira, 26/07/2013 00:00
Fonte: MIDIA NEWS

Dutra: secretário pode ter morrido de hantavirose

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Novo dos Parecis José Diogo Dutra morreu na madrugada de quinta-feira (25), no Hospital das Clínicas de Tangará da Serra (a 230 km de Cuiabá). A suspeita é que ele estava com hantavirose. 



Conforme a assessoria da Prefeitura, na última semana, ele teria passado mal e ficou internado alguns dias na Unidade de Terapia Semi Intensiva do Centro Hospitalar de Campo Novo.



A nota da assessoria acrescenta que o quadro clínico do secretário se complicou e ele teve que ser transferido para Tangará. Na unidade, ele ficou internado por cinco dias, mas não resistiu. A causa da morte ainda está sendo investigada.



O hospital de Tangará informou que será realizado um exame cujo resultado deverá ser conhecido no prazo de 30 dias. Com isso, será possível confirmar as suspeitas de que se trata de hantavirose.



Levado para Campo Novo, o corpo do secretário está sendo velado na Câmara Municipal.



A doença

A hantavirose é uma doença grave, provocada por diferentes sorotipos de Hantavirus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres.


A transmissão pode ocorrer quando a pessoa inala poeira em ambientes onde o vírus está presente. Também é possível contrair a doença por meio de contato direto com material infectado, por meio de ferimentos na pele e pela ingestão de água ou alimentos contaminados. 



Os sintomas são febre e dores de cabeça, no corpo e na região abdominal.