ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa Francisco visita Aparecida para primeira missa no exterior

Data: Quarta-feira, 24/07/2013 00:00
Fonte: Por Esteban Israel e Philip Pullella

 


APARECIDA, 24 Jul (Reuters) - O papa Francisco chegou nesta quarta-feira ao santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, para venerar a padroeira do Brasil e realizar a primeira missa no exterior de seu pontificado, no terceiro dia de viagem ao Brasil.


Os organizados aguardavam 150 mil fiéis no complexo religioso, a 170 quilômetros de São Paulo, para ver de perto o pontífice argentino, em sua primeira viagem internacional desde que foi eleito em março.


Milhares de pessoas, algumas envolvidas nas bandeiras de Argentina e Brasil, enfrentaram o frio e a chuva fina da madrugada para garantir um lugar na missa.


Cerca de 5 mil policiais e agentes foram mobilizados para fazer a segurança na região e no Santuário Nacional de Aparecida, onde no fim de semana uma bomba caseira de baixo potencial lesivo foi encontrada no banheiro de um estacionamento.


A segurança de Francisco, um homem simples que antes de sua eleição como papa se locomovia por Buenos Aires de metrô, foi tema de debate depois que seu carro foi cercado na segunda-feira por uma multidão no trajeto da Base Aérea do Galeão ao centro do Rio de Janeiro, logo após o desembarque no Brasil.


O papa, de 76 anos, foi eleito em março para tentar virar a página da Igreja após uma série de escândalos sexuais e financeiros que deterioraram a imagem do catolicismo.


O papa veio ao Brasil, país com o maior número de católicos do mundo, para presidir as celebrações da Jornada Mundial da Juventude, em uma região onde a Igreja Católica vem perdendo espaço para o secularismo e igrejas evangélicas.


A visita tem uma mensagem com forte conteúdo social. Na segunda-feira, o papa pediu mais espaço e oportunidades para os jovens, que sofrem com o desemprego em várias partes do mundo.