ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Contra desmatamento, Ibama e Exército vão desencadear a operação "Hiléia Pátria" em MT

Data: Segunda-feira, 22/07/2013 00:00
Fonte: Jonas Jozino/ 24Horas News com Assessoria
Para diminuir ao máximo o desmatamento ilegal em Mato Grosso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai passar a contar com a ajuda do Exército em quatro regiões do Estado, Juína, Sinop, Feliz Natal e Marcelândia. O combate ao desmatamento da Amazônia em Mato Grosso será feito através da Operação “Hiléia Pátria”, que contará coma participação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Exército.

 
A participação das Forças Armadas na proteção ambiental foi garantida através do decreto nº 7957/2013 que instituiu o Gabinete Permanente de Gestão Integrada para Proteção do Meio Ambiente.  Em Mato Grosso o Exército estará participando por meio do Comando Militar Oeste e serão empregados soldados da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Cuiabá, no apoio de inteligência, comunicações, segurança e instrução aos agentes do Ibama. Haverá utilização de veículos, inclusive helicópteros, para transporte de homens e, também, de caminhões para o transporte de bens apreendidos.

 
A operação “Hiléia Pátria”, que amplia de duas para quatro cidades mato-grossenses como base no combate ao desmatamento se estenderá aos municípios circunvizinhos, especialmente aos localizados entre a BR-163 e o Parque Indígena do Xingu.

 
"Com a Operação Hiléia Pátria continuaremos atuando em caráter ostensivo, preventivo e permanente”, afirma o Superintendente do IBAMA no Mato Grosso, Marcus Keynes.  “Com o apoio do Exército seguiremos punindo os desmatadores e demais criminosos ambientais com maior efetividade", conclui Keynes.