ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mandela abre os olhos e faz gestos no dia de seu aniversário, diz ministra

Ex-presidente sul-africano completa 95 anos hoje.

Data: Quinta-feira, 18/07/2013 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

O ex-presidente Nelson Mandela, que completa 95 anos nesta quinta-feira (18) e continua internado em um hospital em Pretória, abriu os olhos e fez gestos, afirmou a ministra da Defesa da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, após uma visita ao centro medico para lhe dar os parabéns.


"Ele abre os olhos e mexe com a cabeça como quem está querendo dizer: 'Estou aqui com você e lhe agradeço pelo que você está fazendo'", disse a ministra em frente ao Medi-Clinic Heart Hospital, onde Mandela está internado.


Nosiviwe, que foi ao hospital com um cartão de parabéns para o ex-presidente, agradeceu aos médicos pelos cuidados com Mandela.

 

"Nunca soubemos se neste dia Madiba [como o ex-presidente é conhecido popularmente em seu país] estaria nos olhando, sorrindo e alerta", comentou a titular da Defesa, citada pela agência de notícias sul-africana Sapa.


— Queremos agradecer aos médicos, pois devemos tudo a eles.


Perguntada se os médicos darão alta a Madiba, a ministra respondeu: "Cabe aos médicos dizer quando eles acham que ele [Mandela] estará pronto para ir para casa".


O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, também visitou Mandela no hospital. O presidente cumprimentou várias pessoas, enquanto uma banda militar tocava o hino nacional para uma multidão que se aproximou do centro médico para desejar feliz aniversário a Mandela.


Zuma chegou ao hospital poucas horas depois de anunciar em comunicado que o antigo estadista está melhorando em "um ritmo constante".


Até o momento, o último comunicado da Presidência, divulgado na semana anterior, afirmava que o estado de Mandela era "crítico, mas estável" e que ele respondia bem ao tratamento.


O chefe de Estado sul-africano não deu detalhes sobre a melhora nem falou sobre mudanças no estado de saúde do ex-presidente.


Com centenas de eventos em todo o país, milhões de sul-africanos comemoram hoje o Dia Internacional de Nelson Mandela, que coincide com o 95º aniversário do ex-presidente e prêmio Nobel da Paz.