ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PF apreende 420 quilos de cocaína em terra indígena alvo de briga judicial no Araguaia

Data: Sexta-feira, 12/07/2013 00:00
Fonte: Odocumento

A Polícia Federal localizou no último dia 9 de julho cerca de 420 quilos de cocaína na Terra Indígena Maraiwatsede, em São Félix do Araguaia. A região foi, recentemente, alvo de briga judicial entre produtores e indígenas. Uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que a localidade fosse devolvida aos nativos.

 

Os policiais chegaram a droga após visualizarem um avião de pequeno porte sobrevoando a região, em atitude considerada suspeita. Eles, então, seguiram a localidade onde foi avistado a aeronave, chegando a uma pista de pouso clandestina. A pista indicava que havia ocorrido um pouso recente.

 

Diante da suspeita pelo sobrrevoo do avião, já que produtores rurais deixaram a área, os policiais realizaram diligência no entorno da pista. Foi localizado um local de mata recentemente aberta, com uma clareira, onde fora realizado recente revolvimento de terra.

 

Ao fazerem uma varredura na região de mata, os policiais federais localizaram vários vários sacos plásticos, cada um envolto em fitas adesivas marrom, com odor característico e aparência de substância entorpecente. O material, cerca de 420 quilos, foi levada a Polícia Federal, onde foi comprovada se tratar de cocaína.

 

A PF abriu inquérito para investigar o caso. A suspeita é de que a droga seja oriunda da Bolívia e iria abastecer os grandes centros do país.