ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Florianópolis deve receber evento com 32 técnicos da Copa de 2014

Data: Quarta-feira, 10/07/2013 00:00
Fonte: Globo Esporte

Por suas belezas naturais e vocação turística, Florianópolis pode receber o segundo maior evento pré-Copa do Mundo 2014: o Seminário de Preparação das equipes. A expectativa é de ter na capital catarinense representantes das 32 seleções classificadas — técnicos e presidentes das confederações de cada país, além da arbitragem. A cidade, que não é uma das sedes dos jogos, espera um aval positivo do Comitê Organizador Local (COL) em um prazo de até quinze dias, após uma vistoria que deve acontecer na próxima semana.



Nesta terça, uma série de encontros garantiram mais um passo da cidade em poder ter o evento, que fica atrás, em dimensão, somente do sorteio da fase de grupos definido para acontecer na Bahia, no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe. Eric Lovey, uma espécie de braço direito do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, é quem faz o papel de intermediário. O suiço, que tem imóvel em Floripa há mais de dez anos, está em conversa frequente com o governador Raimundo Colombo, o prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior, a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Maria Claudia Evangelista.


"Queremos, e muito, este evento aqui em Florianópolis e em Santa Catarina.



Cesar Souza Jr.
prefeito

Depois de colher as informações e as intenções da capital catarinense, Eric Lovey irá determinar um novo encontro, definitivo, entre membros do COL, da cidade e do estado. O
empresário e agente Fifa — foi ele quem auxiliou Ronaldinho Gaúcho a ir para o PSG em 2001 —, ressalta que nada ainda está definido, mas que Floripa está bem encaminhada para ser sede do evento, que deve acontecer em fevereiro de 2014.



— Estou aqui para reunir as autoridades, para agendar um encontro com os representantes da Fifa, que deve acontecer na próxima semana. Temos que esperar este encontro com os responsáveis da Fifa, comitê local e as autoridades do governo e da cidade. Se através dessa reunião tiver um consenso, é uma grande possibilidade — contou Eric Lovey, após o almoço com a comitiva da cidade e antes de ir ao encontro do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.


Cidade deve receber vistoria do COL na próxima semana
O contato prévio serve para que seja encaminhado para o integrantes do COL um parecer positivo das intenções de Florianópolis ser a sede. À disposição, a prefeitura inicia formas de atender a demanda do evento auxiliar que deve trazer mais de 1200 pessoas reunidos por quase uma semana. Deste número, mais de 500 integrantes de seleções, confederações e da entidade máxima do futebol participarão do evento. Durante o período de visita dos integrantes do COL, uma vistoria técnica analisará a infraestrutura da cidade. Questões como segurança, capacidade e qualidade de hotéis e também a logística serão discutidas.


"Estou aqui para reunir as autoridades e há uma grande possibilidade de ser aqui"



Eric Lovey
agente Fifa

— Estes encontros servem para nós colocarmos para a Fifa que queremos, e muito, este evento aqui em Florianópolis e Santa Catarina. A cidade está disposta, junto com o governo do estado, em apoiar no que for preciso em infraestrutura e logística, além de garantir bons locais para todos os que vierem para cá, os treinadores das 32 seleções e também os presidentes das confederações — afirmou o prefeito de Florianópolis, César Souza Junior.



Evento ainda não tem local definido
O Seminário de Preparação de equipes é o último evento oficial antes da competição. Depois de tudo já definido — em questões de seleções classificadas e também grupos sorteados —, o evento servirá para traçar questões técnicas e de logística para os representantes das seleções, países e também arbitragem.



Contudo, ainda não há um local definido para o evento acontecer. Porém, o Costão do Santinho, um resort localizado no Norte de Florianópolis, larga na frente por ter experiência e capacidade para receber eventos de porte parecido.



— Estamos preparados caso a gente seja escolhido. Ainda deve ocorrer uma vistoria da Fifa, mas temos capacidade para receber mais de 1200 pessoas. O importante é podermos ter toda essa ‘tropa de elite’ aqui em Santa Catarina, isso será muito bom. Acho que dará certo, mas ainda não houve nenhum contato preliminar — falou, Fernando Marcondes, dono do resort