ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Grupo Facholi ministra palestra sobre os rumos da nova pecuária em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 08/07/2013 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

Representantes do Grupo Facholi, uma das maiores empresas de suplementação alimentar para bovinos do Brasil, estiveram em Aripuanã na última sexta-feira (5) para ministrar uma palestra com o tema “Rumos da Nova Pecuária”, voltada aos produtores locais.


O evento realizado no Balneário Oásis, contou com a parceria da empresa Agroterra. Na ocasião, os trabalhos foram conduzidos pelo médico veterinário e consultor técnico João Osmar de Oliveira, e pelo zootecnista José Eduardo da Silva Balbino.


A palestra abordou diversos assuntos relacionados à pecuária como sustentabilidade, genética, qualidade das pastagens, manejo correto, suplementação mineral, proteinados, farelos e ração, desmama racional e confinamento de animais.


Segundo o professor João de Oliveira, uma das recomendações deixadas por ele aos pecuaristas locais é “fazer um investimento de tecnologia nutricional da ala nova do rebanho, ou seja, produzir bezerros com maior eficiência, desmamar com maior número de arroba possível e a um custo muito baixo, porque o animal jovem responde extraordinariamente ao investimento nutricional”.



Um dos fatores considerados negativos para o desenvolvimento da pecuária na região Noroeste de Mato Grosso, segundo o professor, está relacionado ao monopólio de frigoríficos. “Nós temos um preço de animal acabado muito baixo, e isso às vezes desestimula o pecuarista a ofertar no cocho produtos com tecnologias bem mais avançadas e turbinar os animais durante as águas” explica.


Apesar disso, a orientação feita por ele, é que os pecuaristas deem aos seus animais, no cocho, produtos de qualidade. “O produto barato normalmente conota que não tem a qualidade suficiente, então é interessante que o pecuarista procure dar aos seus animais, no cocho, um complemento do pasto e ele vai fazer um ganho econômico extraordinário, seja de peso, eficiência reprodutiva e saúde do rebanho, fazendo uma menorização de alto nível principalmente nas águas e sobre tudo durante o ano todo” finaliza Oliveira.