ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

KGM divulga índice dos 10 piores prefeitos de MT

O prefeito de Chapada dos Guimarães, José de Souza Neves (PSDB), é o último colocado com o pior indicador de gestão com Índice KGM de 06,05

Data: Quarta-feira, 03/07/2013 00:00
Fonte: ALLINE MARQUES/ HiperNoticias

 


Na 5ª edição do índice de aprovação popular dos prefeitos, a KGM Pesquisas revela que o prefeito de Chapada dos Guimarães, José de Souza Neves (PSDB), é o último colocado com o pior indicador de gestão com Índice KGM (IKGM) de 06,05. A administração tucana ganhou nota média de 4,28 e na avaliação do conceito obteve nota negativa: -30,7.


Entre os piores colocados na lista dos 50 maiores municípios de Mato Grosso, Neves é seguido por Gaspar Domingos Lazari (PPS), de Confresa, que figura em 49º; José Assis Ramos (PMDB), de Colniza, em 48º; Valdir Ribeiro (PT), de Santo Antônio de Leverger, em 47º; Walace Guimarães (PMDB), de Várzea Grande, em 46º, e ainda, Meire Adauto (PT), de Poconé, posicionada no 45º lugar do ranking. 


A lista ainda tem as gestões dos prefeitos Francis Maris Cruz (PMDB) de Cáceres, Vilson Pires (PRP) de Paranatinga, Sidney Salomé (PMDB) de Araputanga, Donizete Barbosa (PPS) de Pontes e Lacerda e Natanael Casacechia (DEM) de São José do Rio Claro. 

KGM Pesquisas



O HiperNotícias publicou na terça-feira a avaliação dos 10 melhores prefeitos de Mato Grosso, conforme compilação do índice.


DESEMPENHO

As cidades de Araputanga, Várzea Grande e Cáceres já figuram entre as 10 piores gestões desde o ano passado. A cidade comandada por Donizete Barbosa ainda caiu uma posição no ranking, saindo de 41º lugar para 42º. Já a administração de Walace conseguiu sair do último lugar da lista para o 46º. 


A gestão de Francis Maris apesar de ter subido apenas uma posição na relação, obteve um salto significativo no índice. Ano passado, a administração cacerense tinha -12,40, já em 2013 ficou com 20,80.


METODOLOGIA

Foram aplicadas as mesmas perguntas aos eleitores das 50 maiores cidades com base no número de eleitores. O índice é obtido por meio do cruzamento de duas variáveis aplicadas a todos os 50 municípios pesquisados. Cada pesquisa tem uma amostragem diferente, porém, assegurando a mesma margem de erro a todos os municípios pesquisados. Isso é fundamental para permitir a comparação entre as diferentes cidades.


A primeira variável é a Nota (N) representada por uma escala de avaliação onde o pesquisado atribui uma nota entre zero e 10 para o prefeito de seu município. A variável N é a média ponderada de todas as notas atribuídas, descartando-se os indecisos e as não respostas.


Já a segunda variável é o Conceito (C), representada por uma escala na qual o pesquisado atribui um conceito de péssimo, ruim, bom o último para o prefeito de seu município. O conceito é obtido subtraindo-se a soma dos percentuais de péssimo e ruim (negatividade)da soma dos percentuais bom e ótimo (positividade).


Este é um serviço inovador no mercado de pesquisas política e permite o acompanhamento da evolução das gestões ano a ano. Em 2013, os dados estão baseados na avaliação deste primeiro semestre da administração. 


A diretora de pesquisa da KGM, Cláudia Cadore, explica que o levantamento serve como um parâmetro para que os prefeitos consigam direcionar sua administração de acordo com os anseios da população, segundo a avaliação recebida.