ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Novo relatório do TCE aponta que apenas 40% das obras da Copa estão prontas

Data: Quarta-feira, 03/07/2013 00:00
Fonte: Olhar Direto

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), publicou no início da tarde desta quarta-feira (3), o quinto relatório técnico de acompanhamento das obras da Copa do Mundo em Mato Grosso. Neste balanço está a situação das atividades executadas até o último dia do mês de maio, de acordo com informações fornecidas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) ao sistema Geo-Obras do TCE-MT.


Ao invés da apresentação dos trabalhos com entrevista à imprensa, a divulgação ocorreu diretamente no Portal do TCE pela Internet. Desta vez, não houve coletiva com o conselheiro Antonio Joaquim, relator permanente das contas da Secopa, que se encontra no 2º Encontro do Conselho Deliberativo da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, que ocorre nesta semana, em Brasília (DF).



Conforme o relatório, foi constatada a execução de 40,04% dos contratos em andamento, restando 59,96% a realizar. Excluindo a implantação do VLT, o percentual executado corresponde a 51,06%. O relatório anterior (medição até 31 de abril) demonstrou execução de 49,46% das obras em andamento (excluído o VLT).



De acordo com o novo balanço, as obras na Arena Pantanal chegaram a 73,3% da conclusão, com uma estimativa de 80% finalizada com a previsão das medições do mês de junho. Contudo, o TCE fala em atraso de 30 a 60 dias nas obras do novo estádio. Essa obra é a principal exigência da Fifa que determinou a conclusão de todos os novos estádios até dezembro deste ano.



A auditoria analisou 27 contratos no valor total contratado de R$ 2,2 bilhões. Das vinte e sete obras analisadas, três foram concluídas. Das vinte e quatro restantes, quatro não apresentaram atrasos, oito apresentam atraso de até 60 dias, nove apresentam atrasos entre 60 e 180 dias, e três apresentam atraso superior a 180 dias.



Segundo o relatório, 14 obras possuem atrasos superiores a 30 dias e seus cronogramas permanecem distantes da realidade, dificultando uma fiscalização efetiva. Algumas não têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução, como por exemplo a pavimentação das ruas do entorno da Arena Pantanal, o Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari e a implantação do coletor tronco.



Na obra da Arena Pantanal, o relatório apontou uma evolução positiva no ritmo dos serviços. No entanto, a estrutura metálica de cobertura que deveria estar concluída no final de abril/2013, apresenta-se 78,58% executada.



Entre as obras averiguadas estão a Arena Multiuso, o Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo, a construção de dois viadutos, quatro trincheiras e três pontes, além de duplicações, restaurações e pavimentações de vias públicas. Com informações do TCE