ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Silval determina corte de 20% nas despesas do governo

Data: Terça-feira, 02/07/2013 00:00
Fonte: A Gazeta

O governador Silval Barbosa (PMDB) determinou ação emergencial em todos os setores para assegurar diminuição de despesas em no mínimo 20%. O governo aguarda a segunda votação de mensagem que tramita na Assembleia Legislativa, relativa à extinção dos núcleos sistêmicos, para lançar ofensiva sobre redução de despesas em toda a estrutura da máquina pública. O secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, coordena o estudo sobre os cortes que atingem o staff de Mato Grosso. A medida busca economia de mais de R$ 500 milhões até o fim de 2013.


Nadaf foi categórico na segunda-feira ao antecipar as consequências em caso de descumprimento das ordens. "Vamos cortar na carne. Existe uma dinâmica a ser seguida e poderemos inclusive determinar auditoria nas pastas deficientes".



A matéria deve entrar na pauta de votação desta semana, na Assembleia. Encontra respaldo do presidente em exercício, Romoaldo Júnior (PMDB), que buscou consenso sobre o tema. "Nós encontramos um meio termo, porque muitos deputados pediam a total extinção. Mas os núcleos são necessários em modelo contido, porque permitem melhor organização", explicou.


O deputado José Riva (PSD) foi um dos defensores da extinção dos núcleos. Era geral a reclamação de parlamentares sobre o formato dos núcleos sistêmicos, em alegação de engessamento da gestão pública. Dos 12 existentes, só ficarão quatro, conforme prevê a mensagem.


O pedido dos parlamentares encontrou respaldo no governo, que já analisava formas para reduzir despesas e expandir novo formato de administração. Pedro Nadaf disse ontem que a proposta tende a servir de canal para "otimizar a gestão de Mato Grosso". Lembrou ainda a necessidade de a Secretaria de Estado de Fazenda continuar com várias atribuições. A Sefaz é questionada por parlamentares por domínio em excesso de ações a cargo da administração pública, como cronograma de pagamentos das secretarias de Estado.


Na lista de cortes que se tornará obrigatória, constam diárias e passagens aéreas, além de uso do sistema de telefonia, incluindo celulares. "Já determinamos estudo sobre o aluguel de carros, que sofrerá redução de despesas. Existe um decreto que previa a economia no Estado, mas agora a ação será maior, porque o momento exige total contenção", asseverou o secretário chefe da Casa Civil. O aviso ao secretariado será feito em reunião ampliada, no Palácio Paiaguás. Os núcleos sistêmicos foram criados na gestão do ex-governador e senador Blairo Maggi (PR). Entre as finalidades, os núcleos deveriam acentuar o controle interno "sem prejuízo à capacidade de autoadministração dos titulares dos órgãos".