ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Michelle Bachelet vence primárias chilenas e será candidata da oposição

Ex-presidente socialista teve 75% dos votos. Projeções indicam que candidata pode vencer eleição no primeiro turno.

Data: Segunda-feira, 01/07/2013 00:00
Fonte: France Presse
A ex-presidente socialista Michelle Bachelet conquistou neste domingo (30) a indicação da oposição às eleições gerais de novembro no Chile, por 75% dos votos, enquanto, no oficialismo de direita, a batalha era voto a voto, apuradas 66% das mesas nas eleições primárias deste domingo.

 
Bachelet vencia com 74,92%, enquanto, no oficialismo, o ex-ministro Pablo Longueira tinha uma leve vantagem de 50,38% sobre Andrés Allamand (49,61%), apuradas 9.197 mesas, em um universo de 13.541, segundo dados oficiais do Serviço Eleitoral chileno.

 
A alta porcentagem de apoio recebido pela ex-presidente, juntamente com uma participação que foi o dobro da esperada, aumentam as chances de que Bachelet vença no primeiro turno em 17 de novembro, o que não acontece há duas décadas no Chile, segundo analistas.

 
As eleições primárias foram promovidas pelo governo de Sebastián Piñera, em uma tentativa de 'democratizar' o sistema político - pouco representativo, e que consolidou o bipartidarismo -, baseado em um sistema eleitoral confeccionado durante a ditadura.