ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Serra afirma que há uma crise nas pesquisas de intenção de voto

Data: Sexta-feira, 22/10/2010 00:00
Fonte:

Fonte:folha online

O candidato à Presidência José Serra (PSDB) afirmou que há "uma crise nas pesquisas" de intenção de voto no país.

O tucano está em Porto Alegre, onde recebeu o apoio da recém-eleita senadora Ana Amélia Lemos (PP).

Perguntado sobre o resultado da pesquisa Datafolha, que dá a adversária petista, Dilma Rousseff 12 pontos à frente nos votos válidos, Serra afirmou que as pesquisas têm errado "fragorosamente".

"Elas [pesquisas] erraram incrivelmente no primeiro turno, o Ibope errou até na pesquisa de boca de urna. Há institutos sérios, como o Datafolha, e institutos menos sérios, que são mais alugados por partidos e por governos, como o Vox Populi. Mas hoje tá todo mundo meio perdido nessa matéria", afirmou Serra.

Mais uma vez perguntado se poderia, nos nove dias que restam para a eleição, "virar" a tendência, mostrada por pesquisas de intenção de voto, que apontam a vitória de Dilma, o tucano disse que "não se vira resultado das pesquisas", mas "ganha-se o voto das pessoas".

"No primeiro turno davam a Dilma como vencedora. Não é que a Marina e eu viramos os resultados das pesquisas, é que o resultado das pesquisas era fantasioso",a firmou. Ele fez um alerta para sua militância: "Tá voltando [no segundo turno] o mesmo esquema de ilusão das pesquisas", afirmou, defendendo mobilização porque "o que resolve é o voto no dia [31]".

Sobre as declarações do presidente Lula, que chamou de mentira a agressão sofrida por Serra, de militantes petistas, o candidato tucano se disse "decepcionado".

Ele rebateu ainda as críticas de Dilma sobre a "falta de consistência" de suas propostas econômicas. "Parece brincadeira, ela que uma hora diz que o juro alto tá bom, uma hora o juro baixo, ela não tem propriamente posições, ela tem o que os marqueteiros instruem", afirmou o tucano.

Serra dá uma entrevista para jornais e TVs locais. À noite, ele faz um trajeto entre estações do Trensurb, o trem intermunicipal, encontra representantes do PV em Canoas e vai a Gravataí para um jantar com apoiadores.