ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

confirmado 6º infectado por superbactéria no hospital regional em Sorriso

Data: Sexta-feira, 28/06/2013 00:00
Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

Subiu para seis o número de casos confirmados de pacientes infectados com a superbactéria acinetobacter, no Hospital Regional de Sorriso. A assessoria da unidade informou, agora há pouco, ao Só Notícias, que dos oito casos que estavam sob investigação, de paciente da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), um foi confirmado, outros três continuam sendo apurados e quatro, descartados. Na quarta-feira (26), a médica infectologista Ana Paula Jorge Fernandes já havia confirmado a existência de cinco casos.



Todos os pacientes estão recebendo o devido tratamento e não há risco de morte, segundo a assessoria. A UTI foi fechada e passará por um procedimento de desinfecção. Todo o local será esterilizado, desde os equipamentos médicos até as paredes e o teto. Ainda não há prazo para que este procedimento termine. No entanto, a equipe encarregada por este trabalho acredita que até a próxima semana, tudo esteja pronto.



Conforme Só Notícias já informou, o trabalho será dividido em duas fases. Ou seja, primeiro se esteriliza um lado e, posteriormente, o outro. Os pacientes que estão na unidade continuarão lá. Está sendo feito o controle em todos os pacientes no local para que a superbactéria não se prolifere.


Enquanto isso, nenhum paciente será aceito. Caso seja necessário a internação de alguém em UTI do hospital, o paciente será encaminhado para outra unidade da região que disponibilize o atendimento especializado ou mesmo para Cuiabá e Várzea Grande.



A superbactéria é resistente a antibióticos e pode se espalhar rapidamente comprometendo a saúde pública. Várias espécies de bactérias apresentam essa característica de transformação que pode culminar em uma superbactéria resistente a medicamentos.