ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é eleito para a Academia Brasileira de Letras

O sociólogo, professor e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e vai ocupar a cadeira que pertencia ao jornalista e escritor, João de Scantimburgo.

Data: Sexta-feira, 28/06/2013 00:00
Fonte: G1 Globo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito na quinta-feira (27) para a Academia Brasileira de Letras.


Fernando Henrique foi saudado pelos acadêmicos logo depois da divulgação do resultado. Onze candidatos concorriam à vaga. A vitória foi por uma larga vantagem.


O sociólogo, professor e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito para a Academia Brasileira de Letras com 34, de um total de 39 votos. Houve uma abstenção e quatro votos em branco


“Sem dúvida pode trazer toda a sua reflexão teórica ao longo da vida, a sua experiência de professor e de pensador, de cientista político que aprofundou uma série de coisas. Um intelectual que trouxe um exemplo de racionalidade muito grande no trato da coisa pública e isso pode ser uma contribuição muito importante”, afirmou a presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado.
 


O carioca Fernando Henrique Cardoso, de 82 anos, governou o Brasil de 1995 a 2002.


Antes de chegar à presidência, foi senador por São Paulo, ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda.


É autor ou co-autor de 23 livros e mais de 100 artigos acadêmicos. Faz parte do grupo “The Elders”,  criado por Nelson Mandela, e composto por dez líderes globais para defender a paz e os direitos humanos. Fernando Henrique Cardoso vai ocupar a cadeira de número 36, que pertencia ao jornalista e escritor, João de Scantimburgo, vaga desde março de 2013.



“A minha opinião e outras opiniões devem existir lá e certamente aquilo que eu vier a expor, na Academia, vai ser muito mais no sentido, digamos, de uma compreensão do momento pelo qual nós passamos do ponto de vista intelectual, do que das minhas opções pessoais do ponto de vista de valores políticos”, disse o ex-presidente.