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NOTÍCIA

Novo plano nacional de mobilidade deve viabilizar linha do BRT em Cuiabá

Data: Quinta-feira, 27/06/2013 00:00
Fonte: DC

A implantação do BRT (Bus Rapid Transit) voltou a ser cogitada pela Prefeitura de Cuiabá. Após a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciar que a União vai liberar R$ 50 bilhões para investimentos em mobilidade urbana para todo o país, o prefeito Mauro Mendes (PSB), em parceria com o governo do Estado, iniciou um estudo técnico para definir de que forma aplicar o recurso que será destinado à Capital.


"O governo apresenta uma nova realidade e vamos ver até onde isso vai ter materialidade. Foi lançado um plano. No dia seguinte, já teve mudanças daquilo que parecia o mais importante dentro do eixo apresentado: a reforma política, uma Constituinte. Espero que não haja mais retrocesso e que os R$ 50 bilhões sejam de verdade", diz o socialista.


A intenção de Mendes é investir em um sistema que complemente ou aprimore o modal de transporte que está sendo implantado em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014: o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Ele não descarta aproveitar o projeto de seu antecessor, Chico Galindo (PTB), que previa a instalação de dois corredores de BRT.


A proposta chegou a ser encaminhada ao Ministério das Cidades e foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana junto com mais dois projetos. Em abril deste ano, entretanto, Mendes a descartou devido à incapacidade de endividamento do município, mesmo diante do aval de governo federal.


O novo modal contemplaria o trecho que liga o futuro Parque de Exposições, na saída para Santo Antônio de Leverger, até a avenida Fernando Corrêa da Costa, onde haverá um terminal do VLT. Ao todo, o PAC da Mobilidade Urbana disponibilizou R$ 7 bilhões a 75 cidades do país. Cuiabá teria acesso a R$ 130 milhões.


"Quando a presidente lançou os R$ 50 bilhões, já iniciamos um re-estudo voltado à mobilidade urbana. Estamos trabalhando dentro daquilo que está previsto, ou seja, o VLT. Quais os mecanismos que podemos propor para complementar o VLT e melhorar o transporte público. Muitas medidas serão tomadas, desde uma possível ampliação do VLT ou do BRT ou até um corredor exclusivo para ônibus. Criar outros mecanismos em Cuiabá, ações mais complexas e mais simples".


De acordo com o socialista, o estudo deve ficar pronto em, no máximo, 30 dias. O recurso disponibilizado pela União será 50% a fundo perdido e 50% por meio de financiamento. Desta forma, a capacidade de endividamento terá que ser levada em consideração.


Segundo o secretário de Governo do município, Fábio Garcia, o último levantamento apontou um limite de R$ 250 milhões.