ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PR admite apoiar Pedro Taques ao Governo; Wellinton quer Senado

Data: Quarta-feira, 26/06/2013 00:00
Fonte: O Documento

Com o senador Blairo Maggi (PR) possivelmente fora da disputa ao governo do Estado em 2014, o PR já admite a possibilidade de apoiar a eventual candidatura do senador Pedro Taques (PDT) ao comando do Palácio Paiaguás. A informação é do presidente estadual da legenda republicana, deputado federal Wellington Fagundes, que afirma já ter iniciado diálogo com o PDT.


“Estamos conversando agora com outros partidos. O primeiro que nos convidou foi o PDT, que apresentou já ter um candidato a governo, o Pedro Taques. Como o PR não tem um candidato a governador hoje, a única candidatura majoritária que o partido já avalizou é a minha, a senador. Então, não é conflitante e pode surgir uma aliança”.


De acordo com o republicano, as legendas têm várias coisas em comum, o que pode facilitar uma futura aliança em 2014. “O PDT faz parte da aliança nacional e tem a prerrogativa de escolher o seu caminho em Mato Grosso. Nós também fazemos parte da base nacional e temos liberdade para definir o que é melhor para o partido. Aqui, no Estado, podemos definir a coligação mais ampla possível. Lá em Brasília, o Pedro (Taques) tem conversado comigo, com o Blairo (Maggi) e com outros parlamentares”.


Wellington ressalta, no entanto, que ainda é cedo para bater o martelo sobre o assunto, uma vez que não ouviu as propostas dos pedetistas. “Temos que primeiro ver quais os propósitos deles. Não avançamos a uma conversa de Executiva, mas, é claro, que vamos conversar muitas vezes até a convenção, que acontece no ano que vem. Estamos em uma fase embrionária. Ninguém é candidato”, diz.


Fagundes afirma que a sigla também deve dialogar com outros partidos nos próximos dias. Segundo ele, o PSB também já mostrou interesse numa aliança. “O PR não tem veto a nenhum partido. Quando você faz política ampla, facilita. Temos experiência política, administrativa. Somos um partido que pode ajudar muito o governo, tanto que temos nome para disputar, mas o Blairo não quer”, pondera.


Apesar disso, ele pondera que o partido não abre mão de participar na chapa majoritária. “O PR deve ter uma participação na majoritária, com candidato ao senado ou ao governo. Vice é pouco pelo tamanho do PR em Mato Grosso. Temos sete deputados estaduais, além do senador e do deputado federal mais votados do Estado”, enfatiza.


Outro partido que já começou as articulações visando o pleito de 2014 é o PMDB. O presidente da Executiva estadual, deputado federal Carlos Bezerra, afirma já estar se reunindo com algumas legendas, mas que o foco é enfatizar sua aliança com o PT.


“Tivemos uma conversa com o PT, mas essas conversas vão se aprofundar daqui para frente. Todos os partidos deverão participar, inclusive, não há veto à conversa com o PDT também. Acho que, no processo democrático, você tem que conversar com todos. O presidente do PDT, (deputado estadual) Zeca Viana, falou comigo semana passada. Disse que faria uma reunião para avaliar e me procuraria depois. O senador Pedro Taques já esteve comigo em Brasília também. Vamos costurar uma grande aliança para ganhar novamente o governo do Estado”, adianta.