ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Família de Nelson Mandela convoca reunião de emergência

Parentes e autoridades locais estão reunidos na casa do ex-presidente para discutir a saúde do ex-presidente sul-africano, internado em estado crítico

Data: Terça-feira, 25/06/2013 00:00
Fonte: ÉPOCA COM AGÊNCIA BRASIL E AGÊNCIA EFE

Makaziwe, filha mais velha do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela, convocou uma reunião de emergência com a família para discutir o estado de saúde do pai. Hospitalizado há 18 dias em decorrência de uma infecção pulmonar, Mandela está em estado crítico. Aos 94 anos, ele apresenta saúde frágil, abalada, principalmente, pelos 27 anos vividos na prisão. 

 

 

A reunião ocorre na casa do ex-presidente em Vila de Qunu, local onde Mandela passou a infância. Makaziwe chegou a Qunu acompanhada pela irmã Zenani Mandela e do filho Ndaba, além do ministro de Serviço Público e da Administração, Lindiwe Sisulu, e do líder do Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa.

 

 

Makaziwe convocou a reunião depois que o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, visitou Mandela no domingo (23) e disse que o estado de saúde dele havia “deteriorado”. No último dia 8, o ex-presidente foi levado às pressas para o hospital com uma infecção pulmonar recorrente. Desde então, ele está em um hospital em Pretória.

 

 

É a quarta internação e uma das mais longas de Mandela desde dezembro do ano passado. O ex-presidente ficou conhecido como Madiba (reconciliador) devido ao clã a que pertencia e recebeu o título de O Pai da Pátria. 

 

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. 

 

 

Nesta terça-feira, um grupo de manifestantes homenageou o ex-presidente da África do Sul. Os manifestantes soltaram cerca de 100 pombas brancas, na entrada do Mediclinic Heart Hospital, em Pretória, onde o líder está internado. De acordo com os organizadores do ato, as pombas simbolizam a paz e reconciliação. O movimento no hospital aumentou e a presença de amigos e parentes também.  

 

 

Desde dezembro, Mandela foi hospitalizado em quatro ocasiões. Ele sofre de forma recorrente com problemas respiratórios desde que passou 27 anos nas prisões do regime racista do "apartheid".

 

 

Eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, sua liderança evitou um enfrentamento racial e garantiu a paz entre todos os grupos depois de mais de quatro décadas de racismo institucionalizado imposto pela minoria branca.