ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Dengue mata 21 pessoas em Mato Grosso neste ano, aponta secretaria

Quatro mortes por suspeita da doença ainda estão sob investigação. Sinop e Campo Novo do Parecis tiveram mais casos de dengue.

Data: Sábado, 22/06/2013 00:00
Fonte: G1 MT

Das 25 mortes por suspeita de dengue registradas em Mato Grosso, 21 já foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Conforme balanço divulgado nesta sexta-feira (21), de 1º janeiro a 21 de junho de 2013, foram notificados 37.267 casos da doença. A maioria das mortes por dengue ocorreu em Sinop e Campo Novo dos Parecis, a 503 e 397 quilômetros de Cuiabá. Ao todo, foram confirmados três óbitos em cada um desses municípios.


Em Cuiabá foram registradas duas mortes em decorrência da doença, assim como em Primavera do Leste. Foram confirmadas uma morte em Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Carlinda, Jaciara, Juara, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Tangara da Serra e Sorriso. Quatro ainda estão sob investigação em Alto Taquari, Juara, Lucas do Rio Verde, e Sorriso.


Cuiabá registrou 2.779 casos, enquanto Rondonópolis, 2.929; Sinop, 4.731, e Várzea Grande, 618. O número é superior do registrado no mesmo período do ano passado, quando 30.681 foram notificados.


De acordo com a pasta da Saúde, o quadro epidemiológico atual da doença se caracteriza pela  pela circulação simultânea de dois sorotipos virais da dengue, o DENV 1 e a introdução do sorotipo DENV 4 no estado.


Prevenção


Para combater os focos do mosquito em casa, a secretaria dá as seguintes orientações: limpar calha dos telhados; limpar os pratinhos dos vasos de plantas; manter piscinas limpas; não deixar formar poças dágua; eliminar qualquer tipo de material  que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água; tampar bem as caixas dágua e os poços.