ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Madeiras ilegais apreendidas em MT são destinadas às ações sociais no Estado

Data: Quarta-feira, 20/10/2010 00:00
Fonte:

Fonte:odocumento

As praças de Arenápolis (a 250 km a Médio-Norte de Cuiabá) ganharam um colorido especial. Estão de cara nova com a construção de playground´s. As famílias agora têm lugar garantido para a recreação das crianças com a opção de diversos brinquedos. As praças da Independência e a Sete de Setembro contam com total infraestrutura e segurança para os pequenos se divertirem.

De acordo com o prefeito Farid Tenório a construção dos playground´s foi feita com madeira doada pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional e do Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq). Farid ressalta que o MT Regional é imprescindível no fortalecimento das cadeias produtivas. “Só para se ter uma ideia, além dos playground´s, as madeiras doadas também foram usadas na confecção de 102 caixas de abelhas que estão sendo entregues aos produtores rurais em prol do fortalecimento da apicultura no Estado”, ressalta o prefeito.

O secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos e do MT Regional, Renaldo Loffi, explica que as madeiras ilegais apreendidas pela fiscalização nas barreiras policiais são conduzidas para o Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq) e após a liberação da justiça são destinadas às ações sociais. O Governo do Estado, através do MT Regional realiza uma triagem para dar a destinação correta a essas madeiras. As prefeituras, por meio dos Consórcios Intermunicipais solicitam a matéria-prima para construção de pontes, playground´s, reconstrução de casas, urbanização do município, móveis escolares e afins. “Quando temos a madeira disponível obedecemos uma ordem cronológica de demandas. Fazemos uma triagem e após a doação da madeira acompanhamos a obra solicitada para ver se realmente foi realizada”, destaca Loffi.

O Governo do Estado realiza um trabalho de ação social com as madeiras ilegais aprendidas. As doações já ajudaram na construção de casas em Marcelândia, após o incêndio destruiu mais de 100 casas, lojas e madeireiras no Distrito Industrial e na enchente que ocorreu no Estado de Santa Catarina em 2008, que atingiu de 60 cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas. De acordo com dados do Imeq nesses três anos e meio foram apreendidas 23 mil metros cúbicos de madeiras ilegais e foram doadas sete mil metros cúbicos, o restante aguarda liberação judicial.

Mais informações podem ser obtidas no MT Regional 65 3613-4510