ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Taiti é goleado por 6 a 1 pela Nigéria, mas celebra gol de honra como título

Jogadores do Taiti comemoram seu único gol na estreia da Copa das Confederações, em Belo Horizonte (MG)

Data: Segunda-feira, 17/06/2013 00:00
Fonte: FOLHA

O Taiti foi goleado por 6 a 1 pela Nigéria, mas festejou o seu gol de honra como um título, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Grupo B da Copa das Confederações, na tarde desta segunda-feira.


Quando o zagueiro Tehau balançou as redes nigerianas, o placar apontava 3 a 0 para o time africano.


Desde o apito inicial do árbitro Joel Aguilar, de El Salvador, a seleção taitiana contou com o apoio da torcida mineira, enquanto os nigerianos eram vaiados a cada toque na bola. A partida foi acompanhada por 20. 187 espectadores na arena que tem 62.160 lugares disponíveis.


Este foi o primeiro jogo oficial do Taiti fora da Oceania. A seleção possui apenas um jogador profissional em seu conjunto, o atacante Vahirua.


Dos seis gols nigerianos, o que mais chamou a atenção foi o quarto. Aos 23min do segundo tempo, a zaga taitiana saiu jogando errado na intermediária e, depois de um bate e rebate entre os atletas de Taiti, o mesmo zagueiro Tehau, que havia feito um tento a favor, mandou a bola contra a própria meta.


Além de não contar com os torcedores, a Nigéria superou o cansaço para derrotar o rival. A equipe jogou pelas eliminatórias da Copa do Mundo, na última quarta-feira, e foi a última delegação a desembarcar no Brasil.


Inicialmente, o grupo chegaria ao país na sexta, mas entrou em conflito com a Federação Nigeriana de Futebol por causa de uma premiação, fez greve e retardou seu voo. Assim, o representante africano na Copa das Confederações aterrissou apenas às 2h de domingo.


Com a goleada, a Nigéria assume a liderança da chave com três pontos --mesma pontuação da Espanha--, mas supera os europeus no saldo de gols. Na próxima quinta-feira, os nigerianos enfrentam o Uruguai, em Salvador, às 19h. Na mesma data, os taitianos pegam os atuais campeões mundiais, no Rio, às 16h.

 

O JOGO

Antes de a bola rolar, manifestantes marcharam em direção ao Mineirão para fazer um protesto contra os gastos da Copa do Mundo.


Armada no 4-3-3, a Nigéria marcou os três primeiros gols antes dos 30min de confronto. Além de ofensiva, a seleção africana contou com falhas individuais para fazer o placar elástico tão precocemente.


Aos 4min, o lateral esquerdo Echiejile chutou de fora da área, a bola desviou no capitão taitiano Vallar e enganou o goleiro Samin.


Depois, o atacante nigeriano Oduamadi marcou mais dois tentos. No segundo, aos 25min, ele aproveitou uma falha bisonha de Samin e apenas empurrou para a meta vazia.


A Nigéria poderia ter ampliado a vantagem, mas Ujah, Musa e Mba foram displicentes e desperdiçaram chances claras.


No fim do primeiro tempo, o taitiano Chong Hue assustou a zaga adversária em duas oportunidades, porém pecou nas finalizações.


Na etapa final, aos 9min, o zagueiro Tehau subiu com liberdade na área nigeriana e marcou o gol de honra. Atletas e comissão técnica comemoraram o tento como se fosse um título.


Porém, de nada adiantou a festa. Aos 23min, o mesmo Tehau, ao tentar cortar um cruzamento rasteiro na área, marcou um gol contra.


Sete minutos depois, Oduamadi fez mais um, seu terceiro no duelo, e assumiu a artilharia da Copa das Confederações.


Aos 34min, Echiejile aproveitou um rebote na área e anotou o último gol do confronto. A Nigéria ainda perdeu mais algumas chances, porém também tomou um susto no fim: Tehau quase marcou de cabeça novamente.