ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Seleção Brasileira joga na Arena Pantanal em janeiro de 2014

Secretário da Copa, Maurício Guimarães, confirmou evento teste no estádio

Data: Segunda-feira, 17/06/2013 00:00
Fonte: Mary Juruna/MidiaNews

A Seleção Brasileira de futebol vai jogar na Arena Pantanal durante a primeira quinzena do mês de janeiro de 2014. A informação foi confirmada pelo secretário da Copa, Maurício Guimarães.



O evento será um dos três testes que serão realizados no estádio, a fim de verificar se todos os requisitos exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) – principalmente aqueles relacionados à segurança – estão sendo cumpridos.



Também já estão confirmadas a realização de um jogo com times da Série A do Campeonato Brasileiro e de um grande show.


A declaração foi dada pelo secretário durante visita da imprensa à ala Oeste do estádio, na última quarta-feira (12), em evento que inicia a contagem regressiva de um ano para a realização da Copa do Mundo no Brasil.



“Haverá um jogo de clubes brasileiros, um jogo da Seleção Brasileira – que a Fifa já sinalizou à Federação Mato-Grossense de Futebol que será realizado na primeira quinzena de janeiro – e um grande show, para que a gente possa apresentar a Arena Pantanal a todos os cidadãos”, afirmou.


Em entrevista, Guimarães ressaltou que os eventos-testes são necessários na Capital, uma vez que Cuiabá não está entre as seis cidades-sedes da Copa das Confederações – cujos testes de arenas serão os próprios jogos da competição.


“Como nós não iremos participar desse evento, nós temos que fazer testes efetivos. A Fifa exige um grande evento teste, mas nós faremos três porque precisamos ter certeza do que estaremos entregando”, afirmou.


Na ocasião, Guimarães ressaltou que os eventos-testes não deverão ser cobrados da população.


“É certeza de que todos os eventos serão realizados e serão sem custo para quem for à Arena”, disse.


Festa de inauguração


Agendada para ser entregue em outubro deste ano, o Complexo Multiuso Arena Pantanal deverá ter uma grande festa de inauguração que, segundo Guimarães, contará com a presença de times de futebol locais.



A medida, aliás, seria uma determinação do governador Silval Barbosa (PMDB), para resgatar o esporte no Estado.


“A inauguração da Arena será feita com os clubes mato-grossenses. O governador teve a ideia e nós vamos discutir com a Federação. É uma exigência do governador para valorizar os nossos clubes. Por isso, eles serão os primeiros a utilizarem o gramado da Arena Pantanal em uma partida de futebol”, afirmou.


A obra



De responsabilidade da construtora Mendes Júnior, a Arena Pantanal está com 70% dos serviços concluídos e os trabalhos estão focados nos projetos de acabamento no interior do estádio, onde ficarão instalados os camarotes, vestiários, sanitários, lanchonetes e bares.



Atualmente, segundo o consórcio, 1.350 homens trabalham na obra, número que deve subir para 1.600 nos próximos meses, a fim de atuar nos detalhes finais – e mais demorados – da arena.


Ao todo, o complexo possui 34 hectares. Só o estádio compreenderá quase 104 mil m² desse espaço e terá capacidade para abrigar 44.336 pessoas.


Os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul do estádio são desmontáveis, o que possibilitará a redução de cerca de 17 mil dos assentos.



Tal diminuição da capacidade do estádio no período pós-Copa será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.



A parte interna terá 96 camarotes, além de 1,2 mil lugares reservados à imprensa, 70 banheiros, 20 escadas de acesso e 12 elevadores.


Quanto ao estacionamento, serão 380 vagas dentro da Arena e mais 2,4 mil do lado de fora.



Os projetos ainda contemplam questões relacionadas ao paisagismo, como a criação de lagos artificiais e de uma escalinata – estrutura arquitetônica que funcionará como ponto de encontro para os torcedores.

 

Uma grande passarela irá ligar o estádio ao entorno, área com mais de 300 mil m2. A área deverá contar ainda com uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas e atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes e restaurantes.