ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Taiti e Nigéria se enfrentam na segunda-feira em Belo Horizonte

Data: Domingo, 16/06/2013 00:00
Fonte: Da Redação

Depois do confronto entre espanhóis e uruguaios em Recife, partida que abre a disputa pelo Grupo B, será a vez de os campeões de Oceania e África se enfrentarem em Belo Horizonte. Há 63 anos, a capital mineira foi palco de uma das maiores surpresas da história do futebol, com os Estados Unidos vencendo a Inglaterra pela Copa do Mundo da FIFA 1950. Desta vez, caso o Taiti venha a surpreender a Nigéria, o impacto no mundo do futebol poderá ser ainda maior.

 

Os taitianos de Eddy Etaeta já estão no Brasil desde sexta-feira passada, dia 7 de junho, oito dias antes de os nigerianos pousarem em solo brasileiro. Será que o tempo extra de preparação poderá beneficiar os representantes do Pacífico?

 

O jogo:


Taiti x Nigéria, segunda-feira, 17 de junho, Belo Horizonte, 16h

 

Em cena:


A Nigéria inicia a Copa das Confederações da FIFA já tentando abrir vantagem na briga pela ponta do Grupo B, onde o saldo de gols pode fazer toda a diferença. Isso porque enfrenta uma seleção que aparece 107 posições abaixo no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola. Tendo Uruguai e Espanha como próximos adversários, os comandados de Stephen Keshi precisam passar por cima no seu primeiro desafio, enquanto ao Taiti só resta sonhar.

 

Este será o primeiro confronto entre as duas seleções em nível profissional, embora elas já tenham se enfrentado pela Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Egito 2009. Na oportunidade, os nigerianos venceram por 5 a 0 a partida disputada no Cairo, gols de Obiora Nwankwo, Ibok Edet, Kehinde Fatai, Nurudeen Orelesi e Daniel Adejo.

 

A Nigéria é uma das duas seleções invictas na Copa das Confederações da FIFA (a outra é a Dinamarca). Na sua participação anterior, em 1995, os africanos deixaram a competição com uma vitória e dois empates, perdendo a disputa pelo terceiro lugar para o México, mas apenas na disputa de pênaltis.


O que eles disseram:


“Para um atleta amador, é um sonho poder enfrentar os melhores jogadores do mundo. Mas, para que isso não se torne um pesadelo, temos de trabalhar duro para estarmos preparados para o nosso primeiro jogo”, Steevy Chong Hue, atacante do Taiti.


“É uma partida que sabemos que temos de vencer e, para isso, precisamos estar totalmente concentrados. Não podemos dar chance ao azar. Este tipo de torneio já apresentou grandes surpresas no passado, e não queremos ser as vítimas da vez”, Efe Ambrose, zagueiro da Nigéria.