ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Seduc fortalece metas para a Educação Ambiental

Data: Segunda-feira, 18/10/2010 00:00
Fonte:

Fonte:odocumento

Apostando no tripé: formação continuada, financiamento de projetos e publicação de material regionalizado sobre Meio Ambiente, a gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação alinhava metas para 2011. Sustentado pelo Projeto de Educação Ambiental (PrEA), criado em 2004, e com base no Plano Estadual de Educação, a área ambiental implanta bases sólidas permeando todas as disciplinas escolares.

No início de outubro, educadores de todo o Estado estiveram reunidos durante dois dias, para debater a Educação Ambiental Escolarizada, dentro do III Encontro estadual, inserido na VI Remtea (Rede Mato-grossense de Educação Ambiental). Durante a programação foram apresentadas práticas regionais inovadoras do ponto de vista educacional que revelaram a importância da integração e cooperação com a sociedade no desenvolvimento de políticas de educação ambiental.

A professora coordenadora, Noemia Maria de Souza da Escola Estadual Filinto Muller, de Arenápolis, apresentou o trabalho desenvolvido com a turma do curso técnico em Meio Ambiente, dentro do Ensino Médio Integrado. Revisitando o projeto político pedagógico os educadores do curso perceberam que para avançar na proposta de debater as questões ambientais era preciso ir além das questões técnicas e ainda, estabelecer parceria com a comunidade, “Percebemos a necessidade de mudar conceitos, cultura”.

Desde o ano passado, com base no livro de Edgar Morin, “Os sete caminhos necessários para a Educação do Futuro”, a equipe da escola trabalha EA com apoio da comunidade. “Decidimos provocar questionamento onde a comunidade escolar pensasse e repensasse a educação ambiental além dos cuidados com a natureza”, conta. As práticas na sala de aula transpassam o universo acadêmico para trabalhar coletivamente desde o sistema de produção de consumo, até as práticas abordadas na Agenda 21. E mais, as ações ultrapassaram o curso de riquezas naturais,envolvendo toda a escola.

Outro exemplo significativo é o da criação da Horta Pedagógica na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, em Juruena. Para as biólogas Kelly Cristina Polete e Silvana Camargo, a horta é uma ferramenta utilizada para estimular a imaginação e o conhecimento de forma natural. “Contamos com participação de todos os estudantes e muitos dos familiares”, disseram.

A horta é um instrumento para discussões socioambientais e ultrapassam os muros da escola. “Trabalhar com as famílias, elas nos ajudam de alguma forma, trocam conhecimento e fortalecem o respeito pela natureza”, diz Silvana. Na horta desenvolvem biofertilizante (trabalhando a questão econômica, de consumo e o social). O material é produzido a partir da compostagem dos resíduos orgânicos. Outras abordagens são a queima das folhas, lincando com o efeito estufa, a rega feita com regador e não mangueira, para economia de água.

Segundo a superintendente de Diversidades Educacionais, Débora Pedrotti, os Projetos Ambientais Escolares Comunitários devem ser uma construção da escola. A Seduc dá um instrumento norteador, como o caso do PrEA. “É fundamental que cada unidade construa o próprio projeto dentro das especificidades regionais”, diz. Débora define o PrEA como uma ferramenta para a formação dos jovens estudantes, por meio do Coletivo Jovem e, formação da comunidade, através de projetos educacionais comunitários.