ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Detran afasta servidores investigados por fraude em emissão de CNH no RS

Operação da Polícia Civil cumpre mandados de busca nesta terça-feira. Servidores em cargos de chefia são suspeitos de integrar esquema.

Data: Terça-feira, 11/06/2013 00:00
Fonte: G1 RS

Após o início da Operação Teseu, que investiga fraude na emissão de carteiras de habilitação no Rio Grande do Sul, o Detran decidiu afastar os servidores do órgão suspeitos de envolvimento no esquema. Em nota, o órgão diz que também abrirá processos administrativos para penalizar os credenciados. Cerca de 480 policiais estão cumprindo 65 mandados de busca em 24 municípios do estado.


"As investigações foram iniciadas pela autarquia em novembro de 2011, por meio de cruzamento e análise de dados do sistema informatizado, gerando suspeitas de possíveis fraudes", afirma a nota divulgada no site oficial. 


Estão sendo investigados, além dos servidores, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs). Vinte e oito pessoas devem ser  encaminhadas à sede do Departamento Estadual de Investigações (Deic) para prestar esclarecimentos.


"Os servidores investigados que estejam exercendo função de chefia já estão sendo dispensados da designação, sem prejuízo da instauração de Processo Administrativo Disciplinar", garante o Detran.


Segundo o delegado Emerson Wendt, do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Polícia Civil, a investigação durou um ano e sete meses. Ainda segundo o policial, os mandados de busca estão sendo cumpridos em Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Estrela, Torres, Canoas, Três Coroas, Portão, Parobé, Sapucaia do Sul, São Lourenço, Gravataí, Mostardas, Garibaldi, São Leopoldo, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Viamão, Camaquã, Alvorada, Sapiranga.


A investigação apurou que existia um esquema em que instrutores de um Centro de Formação de Condutores (CFC) de Porto Alegre e examinadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) recebiam dinheiro para aprovar clientes sem a realização das provas. O delegado Emerson Wendt informou que a grande maioria dos envolvidos são examinadores. Um médico, que é suspeito de participar do esquema, também será encaminhado à delegacia para prestar depoimento.


Em 2007, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Rodin, que apontou um esquema de corrupção nos serviços de exames teóricos e práticos para expedição da carteira de motorista. Na investigação, foi identificado que a organização atuava no Detran/RS, efetuando contratos para a avaliação teórica e prática na habilitação de condutores de veículos automotores - sem licitação - com fundação de apoio universitária. Os serviços eram prestados com a utilização da estrutura física e de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm).