ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Com gols de Ronaldinho, Atlético-MG bate Grêmio e vence 1ª

Data: Domingo, 09/06/2013 00:00
Fonte: Terra

Sensação do primeiro semestre por conta das campanhas no Campeonato Mineiro e na Copa Libertadores, o Atlético-MG ainda não sabia o que era vencer no Campeonato Brasileiro e estava há seis jogos sem triunfar. isto mudou neste domingo. Em partida disputada em Sete Lagoas, a equipe do técnico Cuca contou com dois gols de Ronaldinho para derrotar o Grêmio por 2 a 0 e conhecer o que é um triunfo na Série A em 2013.


A partida foi válida pela segunda rodada e havia sido adiada por conta de compromisso do Atlético-MG pela Libertadores. Com o resultado, o time alvinegro tem quatro pontos em quatro jogos e deixa a zona de rebaixamento, chegando ao 16º lugar. Já o Grêmio é o oitavo, com sete pontos, e encontrou sua primeira derrota.


 

O Atlético-MG volta a campo na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, às 19h30, em jogo contra o Santos válida pela 5ª rodada. É o mesmo caso do Grêmio, que receberá o São Paulo na Arena às 22h.

 

Ronaldinho foi o grande nome da partida. Aos 14mn do segundo tempo, o astro aproveitou pênalti cometido por Dida em Alecsandro para abrir o placar. Já nos acréscimos, aos 47min, o camisa 10 recebeu passe de Neto Berola e ampliou contra o time que o revelou para o futebol.

 

Atuando em casa, o Atlético-MG iniciou a partida pressionando os gaúchos e quase marcou com Alecsandro, que recebeu assistência de peito de Ronaldinho. O lance levantou a torcida nas arquibancadas e deu mostras que o Galo queria jogo.


Ronaldinho marcou duas vezes contra o clube que o revelou para o futebol, decretando a vitória do Atlético-MG Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG / Divulgação
Ronaldinho marcou duas vezes contra o clube que o revelou para o futebol, decretando a vitória do Atlético-MG
Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG / Divulgação

 

O jogo

 

Candidato ao título brasileiro, o Grêmio não aceitou pacificamente o ímpeto ofensivo dos atleticanos e também procurou agredir os mineiros, o que garantiu um duelo de muita movimentação. De um lado, Kleber e Barcos deram trabalho para os defensores alvinegros; de outro, Tardelli e Luan inverteram posições pelos lados do campo, dificultando a marcação gremista.

 

Atacando mais, o Atlético-MG quase chegou ao gol com Leonardo Silva, que desviou cobrança de escanteio e acertou o travessão de Dida. Mesmo desfalcado de atletas importantes, como Bernard, Réver e Jô, que servem a Seleção Brasileira, o Atlético-MG conseguiu imprimir um bom ritmo de jogo, valorizando a posse de bola.

 

Já o Grêmio, sem Fernando e Vargas, procurou jogar nos contra-ataques, ameaçando em algumas oportunidades, como no caso do arremate de longa distância de Souza, que explodiu na trave de Victor. A resposta do Galo veio com Alecsandro, que dentro da área errou o alvo, mandando sobre o travessão do goleiro gremista.

 

Atlético-MG e Grêmio voltaram para o segundo tempo com um ritmo mais lento, com as duas equipes se estudando muito e sem pressa para atacar. Aos poucos, o time da casa foi acelerando o jogo e tentando encontrar espaços na fechada defesa visitante. Sem atacar muito, o time de Luxemburgo atuou com tranquilidade, não rifando a bola a todo o momento.

 

Alecsandro foi titular e sofreu pênalti convertido por Ronaldinho Foto: Gil Leonard / Agência Lance
Alecsandro foi titular e sofreu pênalti convertido por Ronaldinho
Foto: Gil Leonard / Agência Lance


O panorama da partida só começou a mudar aos 12min, quando Alecsandro foi lançado dentro da área e o goleiro Dida derrubou o atacante alvinegro. O árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro não titubeou e marcou pênalti para os mineiros. Na cobrança, Ronaldinho acertou o canto esquerdo do goleiro gremista, vibrando muito na comemoração, que enlouqueceu a Arena do Jacaré.

 

Com o gol atleticano, não coube alternativa ao Grêmio a não ser adiantar as linhas de marcação para tentar buscar o empate. A postura do time tricolor deixou a partida aberta até o último minuto. Enquanto os gremistas agrediam, o Atlético-MG tentava emplacar uma jogada em velocidade para definir o jogo, o que aconteceu aos 47min, quando Neto Berola arrancou pela direita e rolou para Ronaldinho fechar o placar.

 

Ficha técnica

 

ATLÉTICO-MG 2 x 0 GRÊMIO

 

Gols
ATLÉTICO-MG:
Ronaldinho, aos 14min do 2º tempo e aos 47min

 

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Diego Tardelli (Neto Berola) e Ronaldinho; Luan (Júnior César) e Alecsandro (Josué)
Treinador: Cuca

 

GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Guilherme Biteco), Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber (Wellington) e Barcos (Lucas Coelho)
Treinador: Vanderlei Luxemburgo

 

Cartões amarelos
ATLÉTICO-MG: Diego Tardelli, Leonardo Silva e Ronaldinho
GRÊMIO: Pará, Dida e Bressan

 

Árbitro
André Luiz de Freitas Castro (GO)

 

Local
Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

 

 

Com informações da Gazeta Esportiva.