ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dilma exonera a pedido Afif Domingos, que assumirá interinamente governo de São Paulo

Data: Sábado, 08/06/2013 00:00
Fonte: Renata Giraldi Repórter da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff exonerou, a pedido, Guilherme Afif Domingos (PSD) do cargo de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O decreto da exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União de ontem (7). A exoneração é temporária.


Com a medida, Afif Domingos poderá assumir como governador em exercício de São Paulo devido à viagem do titular Geraldo Alckmin, que embarca para a França amanhã (9) onde participará da apresentação da candidatura da capital paulista como sede da Expo 2020.


O evento é organizado pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE). O secretário-geral do BIE, Vicente Loscertales, esteve nos últimos dias em São Paulo, onde fez uma visita técnica oficial e analisou em detalhes a proposta. Ele também participou de reunião com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.


São Paulo concorre com quatro cidades: İzmir (Turquia), Ayutthaya (Tailândia), Ecaterimburgo (Rússia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Na próxima semana, as autoridades paulistas apresentarão, em Paris, o projeto denominado Diversidade e Harmonia para o Desenvolvimento. A escolha só será divulgada em novembro de 2013.


Para pedir a exoneração do cargo, Afif se baseou em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que informou que ele pode ser vice-governador e ministro, desde que deixe a função em nível federal ao assumir o governo interinamente. Em maio, Afif tomou posse como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.