ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

TCE realiza oficinas para Conselhos Municipais de Juara e Juína

Data: Sexta-feira, 07/06/2013 00:00
Fonte: Odocumento

As oficinas realizadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso nos municípios de Juara e Juína contaram respectivamente com 114 e 124 participantes. O evento ocorreu em Juara no Centro de Eventos Dr. Geraldo Machado de Oliveira no dia 6/06 e em Juína no auditório do Cefapro no dia 4/06. As discussões foram voltadas aos representantes dos conselhos municipais de políticas públicas, servidores públicos, gestores, ouvidores e controladores internos. O evento é parte do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do TCE-MT e as oficinas foram simultâneas. O objetivo é promover diálogo com a sociedade local e levar as demandas sociais para o Planejamento Estratégico.


O conselheiro substituto João Batista de Camargo Junior fez a abertura das oficinas expondo os itens do PDI. Segundo Batista, "foi fundamental a participação dos conselhos municipais de todos os setores organizados, pois eles formularam as prioridades que subsidiarão o realinhamento do plano estratégico e a fundamentação do plano plurianual do município".


Para o 1º Secretário da Câmara Municipal de Juara, o vereador José Geraldo Rodrigues Neto "o TCE-MT tem realizado um trabalho informativo e nos ensinado muito sobre Transparência o que dá mais seriedade ao nosso trabalho".


A secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo coordenou a oficina sobre os conselhos municipais como instrumentos de controle social e participação democrática. O Incentivo de Acesso à Informação foi o tema da oficina ministrada pela secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Naíse Godoy de Campos Silva Freire, cujo foco foi a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência.


Os oito primeiros municípios que receberam as oficinas são os mesmos que aderiram ao PDI e têm recebido técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.


Nesta nova etapa, as ações serão voltadas aos outros doze municípios que estão iniciando as atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo dos Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé. Já receberam a oficina os municípios de Alta floresta e Guarantã do Norte.


Juara e Juína fazem parte dos 20 municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI e pela primeira vez estão desenvolvendo o Planejamento Estratégico. O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso, entre elas, a implantação do Planejamento Estratégico.