ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo Federal não prioriza Hidrovia Teles Pires /Tapajós

Data: Domingo, 21/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:tvaripuana

Um antigo sonho dos moradores do norte de Mato Grosso esta sendo protelado pelo governo federal , a União ratificou mais uma vez que a construção da hidrovia Teles Pires/Tapajós não integrará a segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Esta foi uma decisão que teve um gosto amargo aos ruralistas mato-grossenses pois desde a o incio da colonização especialmente de Alta Floresta, esta hidrovia constava como uma alternativa de viabilidade econômica da colonização do norte de Mato Grosso.

Mesmo com a certeza do Ministério da Agricultura de que importantes obras de infraestrutura para o escoamento da produção serão incluídas no PAC 2 “O governo deixa bem claro que hidrovia não é prioridade. Mas continua como bandeira para nós produtores, pois em alguns casos o custo de produção pode reduzir acima de 50%”, frisa o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Glauber Silveira.

De concreto da reunião, além do descarte da hidrovia que ligaria o norte do Mato Grosso a Santarém (PA), foi a construção da ferrovia de Integração Centro-Oeste, que liga Uruaçu/GO a Lucas do Rio Verde/MT, as ampliações nos portos de Santarém/PA e Itaqui/MA, eclusas no rio Tocantins, construção da BR 242, que liga o município de Sorriso a Ribeirão Cascalheira/MT e a pavimentação da BR 080, que interliga a BR-158 (nordeste de MT) à BR-163 (centro de MT).

Lançada nesta semana em Lucas do Rio Verde e contou com a participação de ministros e autoridades de Mato Grosso.