ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Pandolfi quer gratuidade em exame que pode identificar risco de câncer de mama

Data: Quarta-feira, 05/06/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria


 

Mulheres cujo histórico hereditário é de ocorrência de pelo menos dois ou três casos de câncer de mama na família podem ter predisposição genética para desenvolver a doença. Um exame caro, e altamente eficiente, pode diagnosticar essa predisposição genética e dar às mulheres a chance de combater o câncer de mama antes mesmo de sua manifestação.

 

Agora, o deputado estadual Márcio Pandolfi (PDT) quer a gratuidade desse exame. O parlamentar protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que visa disponibilizar o teste que comprova a predisposição genética para o câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Mais de 50 mil casos de câncer de mama são diagnosticados todo ano. Se esse teste genético fosse disponibilizado gratuitamente esta doença poderia ser tratada a tempo, com grande chance de cura, evitando assim a retirada da mama”, disse o deputado. Pandolfi atua na área de saúde e, inclusive, se desligou do cargo de secretário municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde para assumir o cargo de deputado estadual.

 

É importante destacar que os testes genéticos têm indicações precisas e restritas aos casos em que há a suspeita de câncer hereditário. No entanto, não é oferecido pela rede pública e seu custo está avaliado em R$ 6 mil.

 

O tema que já é de grande relevância ganhou repercussão internacional após a atriz norte-americana, Angelina Jolie, declarar a realização de dupla mastectomia (retirada do seio) preventiva. Isto, depois de fazer o teste de predisposição genética para o câncer de mama. A atriz lamentou o fato de os exames serem caros, fora do alcance da realidade financeira de muitas mulheres.

 

Pensando nisso, Pandolfi quer que o Governo do Estado disponibilize o teste gratuitamente pelo SUS. "A oferta do exame genético pelo SUS significa uma redução nos custos com tratamento", afirmou o parlamentar.