ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Futuros Produtores do Brasil: Primeiro encontro do projeto será neste sábado em Campo Verde

Data: Sexta-feira, 24/05/2013 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

O primeiro encontro do Futuros Produtores do Brasil será neste sábado (25.05), na Fazenda Filadélfia, em Campo Verde. Os 30 jovens participantes do programa irão conhecer a propriedade onde são cultivados milho, soja e algodão, além de pecuária, piscicultura e reflorestamento. A fazenda possui uma área total de 45.949 hectares, sendo 41.267 ha destinados à agricultura, 3.032 há à pastagem e 1.650 ha de reflorestamento.  O projeto da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) tem como objetivo despertar nos jovens, filhos de produtores rurais e empresários ligados aos segmentos do agronegócio, a paixão pelo setor.


Até setembro deste ano serão realizados quatro encontros que abordarão o cenário do agronegócio, pecuária e gestão profissional. O segundo encontro ocorrerá na fazenda Capão de Angico, do produtor Mário Candia, em Poconé, dia 29 de junho. Os jovens também conhecerão, dia 27 de julho,  a fazenda Gamada, do produtor Mário Wolf, em Nova Canaã do Norte. E, por último, a visita será na Bolsa de Valores de São Paulo, dia 06 de setembro, onde os participantes receberão informações sobre o mercado de commodities e terão noções de educação financeira e de como funcionam as exportações.


"Neste primeiro encontro os Futuros Produtores do Brasil terão a oportunidade de conhecer uma propriedade que é exemplo de uso de tecnologia de ponta, organização e diversificação da produção”, informa o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo.


Participantes - Vindo de uma família de agricultores, o estudante Matheus Lenz, filho do produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Láercio Lenz, sonha em seguir o exemplo do irmão mais velho: ser engenheiro agrônomo e ajudar o pai na condução da propriedade da família. O jovem de 18 anos cursa o terceiro ano do ensino médio e já se prepara para o vestibular. "Sei que participar do projeto Futuros Produtores do Brasil vai me dar muitas informações que poderei compartilhar com meu irmão e com meu pai na gestão da propriedade", comenta Lenz.


O estudante de agronomia, Ivan Moreno de Jesus Filho, de Paranaíta é outro participante do projeto. Ele é filho do presidente do Sindicato Rural do município, Ivan de Moreno Jesus, e conta que sempre se interessou em ajudar o pai na propriedade da família. "Meu pai sempre fez questão da nossa ajuda na propriedade. Desde criança o acompanhamos e meu interesse só cresceu", relata Ivan Filho.


Filha do produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Miguel Weber dos Santos, Araceli dos Santos conta que sempre se interessou pelos negócios e atividades da propriedade da família. "Minhas irmãs seguiram outras carreiras, enquanto eu sempre gostei de ir para a fazenda com meu pai e aprender mais sobre os negócios da família", comenta Areceli.