ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lotes de Tylenol gotas devem ser recolhidos

Data: Quinta-feira, 23/05/2013 00:00
Fonte: Diário do Nordeste

A partir de hoje, os lotes defeituosos não podem ser comercializados. No Ceará, farmácias já retiraram o remédio



Mais de 3 milhões de frascos do medicamento Tylenol (paracetamol) 200 mg/ml solução em gotas, devem ser recolhidos das prateleiras de farmácias em todo Brasil, pois apresentam problemas em sua embalagem. No Ceará, algumas farmácias já retiram voluntariamente o remédio das prateleiras, mas, a partir de hoje, os lotes defeituosos não podem mais ser vendidos e, até segunda-feira, a notificação deve chegar a todos os estabelecimentos.



Fabricante identificou problema no sistema de gotejamento dos frascos, que pode acarretar risco de ingestão excessiva do medicamento FOTO: MARÍLIA CAMELO

Por conta do problema informado pelo fabricante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, ontem, a suspensão da distribuição e comercialização do medicamento Tylenol gotas solução oral.



A medida ocorre devido ao comunicado da empresa Janssen-Cilag Farmacêutica, fabricante do medicamento, feito à Anvisa na tarde de ontem, informando que identificou problemas no sistema de gotejamento dos frascos, que pode acarretar no risco de ingestão excessiva do medicamento acidentalmente.



O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Manoel Fonsêca, informa que após a publicação da resolução de recolhimento, o medicamento deve ser retirado das farmácias na próxima segunda-feira (27). No entanto, o próprio fabricante se predispõe a fazer o recolhimento de forma voluntária, a partir da publicação da resolução em questão.



Qualidade

O fabricante do produto informou, por meio de nota, que não há qualquer problema com relação à qualidade e eficácia do remédio, pois o erro encontra-se apenas nas embalagens de determinados lotes.



Na bula do medicamento existem recomendações e algumas medidas a serem tomadas em casos de ingestão elevada de Tylenol (paracetamol). Quando o caso ocorrer, deve-se procurar imediatamente um serviço médico de urgência. Os principais sintomas que ocorrem por excesso de ingestão do medicamento são náuseas, vômitos, sudorese intensa e mal-estar geral.



O uso de medicamentos à base de paracetamol é recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tratamento da febre e de dor no corpo em casos de diagnóstico de doenças como a dengue.



Em alguns estabelecimentos da cidade, o medicamento é considerado um dos mais procurados pela população. O funcionário de uma farmácia localizada no bairro José Walter esclareceu que muitas pessoas doentes acabam optando exclusivamente por ele com medo de estarem com dengue. "Preferem ele por garantia", ressalta.



Vendas

No bairro Itaperi, o gerente de outra drogaria confirma a procura e o grande número de vendas do produto e esclareceu que o medicamento em gotas já foi recolhido das distribuidoras. "Os dois tipos são procurados, mas o tipo em gotas vende mais", diz.



O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.



Confira os lotes que serão recolhidos: PPL055, PPL056, PPL057, RAL030, RCL088, RFL095, RLF096, RGL052, RHL047, RKL037, RLL015, RLL087, RML007, RML125, RML135, RML175, RNL049, REL036 e RJL123.



Mais informações

A fabricante Janssen-Cilag Farmacêutica tira dúvidas por meio do número 0800.7286.767 ou do site: http://www.tvlenol.com.br/