ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sul-Americana: Goiás abre vantagem "magra" sobre o Peñarol

Data: Quinta-feira, 14/10/2010 00:00
Fonte:
Fonte: Gazeta Esportiva

Em situação delicada no Brasileirão, o Goiás deu início à disputa das oitavas de final da Sul-americana com uma equipe mista. Fazendo valer o mando de campo no Serra Dourada, os brasileiros abriram pequena vantagem contra o Peñarol, do Uruguai, nesta quarta: 1 a 0, com gol de Rafael Moura.

Chamado de "pipoqueiro" por torcedores no fim de semana, quando desfalcou a equipe contra o Vitória, Moura definiu o placar do jogo ainda no primeiro tempo, mas perdeu ótima chance de ampliar a vantagem na etapa final. Terceiro colocado no Campeonato Uruguaio, o Peñarol apresentou dificuldades na criação e agora aposta na pressão da torcida para buscar a vaga.

O jogo de volta entre os dois clubes está marcado para o dia 20 de outubro. Quem sair vitorioso deste duelo enfrentará, nas quartas de final, o vencedor do mata-mata entre Emelec, do Equador, e Avaí, do Brasil.

O jogo - Armada com três zagueiros, a equipe mista do Goiás partiu para cima do rival desde o início da partida. A primeira grande oportunidade da equipe esmeraldina surgiu com Felipe, aos 21 minutos, mas o atacante parou em boa defesa do goleiro Carlos Sosa.

No lance seguinte, porém, a ofensividade dos anfitriões foi recompensada com Rafael Moura, que aproveitou desvio de Ernando após cobrança de escanteio de Wellington Saci pela esquerda e complementou para o fundo das redes, marcando o primeiro gol do confronto.

Em vantagem, o Goiás permitiu que o Peñarol trocasse passes e finalmente assustasse. Aos 41 minutos, os uruguaios assustaram em cruzamento do argentino Solari, ex-Real Madrid, que entrou na vaga do contundido Mantinuccio. Ele cruzou e Wellington Saci quase marcou contra ao tentar o corte.

No intervalo, o técnico Manuel Keosseian fez nova mudança no Peñarol, agora com a entrada de Matías Corujo na vaga de Pacheco. Apesar de diminuir o ritmo, o Goiás continuou superior e pouco foi ameaçado pelos uruguaios, improdutivos no setor ofensivo.

Na busca por uma vantagem maior, Jorginho alterou o time. De volta após recuperar-se de dores musculares, Felipe deu lugar a Éverton Santos aos 27 minutos. No lance seguinte, Éverton arriscou de fora da área e acertou a zaga. Na sobra, Rafael Moura ficou na cara do gol e perdeu ótima chance para ampliar, chutando para fora.

Logo na sequência, os visitantes mudaram pela última vez, com Alonso na vaga de Ramis. Sem muito ímpeto, o Goiás passou a trocar passes e não conseguiu criar chances claras. Aos 36, pouco antes de Bernardo sair para a entrada de Carlos Alberto, Rafael Moura deu lugar a Jones e, mesmo tendo marcado o gol, ouviu algumas vaias dos torcedores, que não ficaram satisfeitos com a vitória magra.