ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Allan Kardec apoia CPI para investigar a CAB e quer integrar Comissão

Data: Sexta-feira, 10/05/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria


Após o pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da CAB Cuiabá, concessionária dos serviços de água e esgoto na Capital, alvo de muitas reclamações, o vereador Allan Kardec (PT) se posicionou favorável à medida e disse que quer integrar os membros da Comissão proposta pelo vereador Domingos Sávio (PMDB) durante a sessão desta quinta-feira (09), na Câmara Municipal de Cuiabá.  


“Espero que essa CPI seja instalada e que possa ter todas as facilidades para investigação e acesso a todos os documentos, inclusive dentro da própria empresa CAB, para que a gente passe a limpo essa questão”, enfatizou Kardec justificando que a população está insatisfeita desde 2012. “Em minha opinião preliminar, a população está sendo lesada. Hoje a CAB é motivo de denúncias em nível nacional e vem "quarteirizando" o serviço, já que ela é a terceirizadora dos serviços de água e esgoto. Agora está trazendo mão de obra escrava de outras regiões”, enfatizou Allan.  


Desde que assumiu os serviços em abril de 2012, a CAB Cuiabá é alvo de centenas de reclamações de consumidores que continuam denunciando a falta de água em suas casas e valores abusivos cobrados nas contas, apesar de não receberem o líquido nas torneiras. Contudo, a tônica para o pedido de instauração da CPI são as últimas denúncias que pesam contra a empresa, acusada de submeter um grupo de trabalhadores trazido de outros estados, às condições análogas às de trabalho escravo.


“Nós queremos saber como é isso, queremos investigar fundo e vamos com certeza, a partir da instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito, fazer parte da equipe. Quero ajudar na investigação, e de fato, se não tiver nenhuma dessas irregularidades, tudo bem, a Câmara cumpriu o seu papel”, ressalta o vereador petista, que desde que assumiu o mandato em janeiro deste ano se posicionou contrário à polêmica concessão dos serviços para a iniciativa privada, no caso a CAB Cuiabá. Allan é defensor de que os serviços sejam públicos, sob administração da Prefeitura da Capital.


De acordo com o parlamentar, se a empresa está realizando na íntegra o contrato firmado com o município ainda na gestão do prefeito Chico Galindo, em 2012, então que ela continue, mas caso contrário, medidas precisam ser tomadas com a rescisão contratual.


Na CPI, defende Allan, é preciso investigar desde o processo que autorizou a concessão até as reclamações de usuários bem como as denúncias de trabalho escravo. “A discussão da CAB já nasceu com muitos problemas, com um imbróglio muito grande, inclusive na votação que foi feita à toque de caixa aqui na Câmara na gestão passada. Então vamos começar  a investigar a partir daí”, reforça o vereador. Ao solicitar a CPI, o peemedebista Domingos Sávio informou que já tinha em mãos 12 assinaturas de colegas parlamentares.