ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Famato quer despertar nos jovens o interesse pelo Agro

Data: Quarta-feira, 08/05/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria


De maio a setembro deste ano, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) fará encontros com jovens, filhos de produtores rurais e empresários do agronegócio, em fazendas do Estado. A iniciativa faz parte do projeto Futuros Produtores do Brasil, cujo objetivo é fazer com que os jovens visualizem as diversas oportunidades de carreira que existem na agropecuária.


O primeiro encontro será dia 25 de maio, na fazenda Filadélfia, do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde. O segundo ocorrerá na fazenda Capão de Angico, do produtor Mário Candia, em Poconé, dia 29 de junho. Em seguida, dia 27 de julho, os jovens conhecerão a fazenda Gamada, do produtor Mário Wolf, em Nova Canaã do Norte. E, por último, a visita será na Bolsa de Valores de São Paulo, dia 06 de setembro, onde os participantes conhecerão sobre o mercado de commodities e terão noções de educação financeira e informações sobre como funcionam as exportações.


“Como estão os futuros herdeiros de propriedades ou negócios rurais do Brasil? Quais os rumos que esses jovens estão tomando? E quais os impactos de suas escolhas sobre os negócios da família? Queremos responder essas perguntas que fazem parte do dia a dia de quem trabalha com o agronegócio e estimular os jovens a terem interesse pelo setor”, informa o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo.


Segundo Paludo, a ideia do projeto é despertar nos jovens a paixão pela agropecuária e motivá-los a dar continuidade aos negócios da família, pois eles serão os futuros herdeiros e precisam saber lidar com o mercado e o cotidiano de uma propriedade rural.


O público alvo são filhos de produtores rurais e empresários ligados aos segmentos do agronegócio. Eles devem estar cursando o ensino médio ou até o segundo ano da universidade. Ao todo, participarão 30 jovens, sendo 20 selecionados pela Famato e 10 vagas abertas à comunidade em geral. Neste último caso, a escolha dos jovens será feita por meio de processo seletivo, com ficha de inscrição e entrevista via Skype.


A participação no projeto é gratuita. Os interessados podem entrar em contato no (65) 3322-7252 (de Cuiabá) ou pelo e-mail [email protected]