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NOTÍCIA

Energia elétrica e telefonia lideram ranking de reclamação

Consumidores reclamam mais das cobranças indevidas e abusivas

Data: Domingo, 05/05/2013 00:00
Fonte: DÉBORA SIQUEIRA/ MIDIANEWS

ThiagoBergamasco/MidiaNews

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Setor de energia, representado pela Rede Cemat, é um dos campões de reclamação em MT

 

A Superintendência de Defesa do Consumidir (Procon) em Mato Grosso recebeu 5.673 reclamações de janeiro a abril, o que dá uma média de 45 registros por dia. 


A maioria é contra serviços essenciais como energia elétrica, líder no ranking, seguido pela telefonia. 


Os consumidores reclamam mais das cobranças indevidas e abusivas, dano material ou decorrente do serviço, além do reajuste abusivo. 


Em terceiro lugar do ranking dos serviços essenciais estão água e esgoto com 449 queixas.


“As opções de migração na telefonia móvel têm gerado cobranças de produtos não contratados pelos consumidores. Em relação aos celulares, as mudanças de operadoras, muitas ofertas de planos e depois as empresas não cumprem com os contratos e com as promoções divulgadas”, explicou a superintendente do Procon, Gisela Viana. 


Também chamou a atenção do Procon a quantidade de reclamações contra o serviço de TV por assinatura. 


Foram 121 reclamações de cobrança indevida, 9 por rescisão unilateral do contrato e 2 recusas injustificadas em prestar serviço.


“Pode parecer que não é tão grande assim, mas, se comparar a anos anteriores, as reclamações aumentaram 300%, depois que o serviço foi popularizado. A maior parte da insatisfação do consumidor é com as faturas. A empresa diz que a mensalidade é de R$39,90 por três meses, mas o consumidor nunca paga apenas esse preço. Mesmo querendo romper contrato, o consumidor encontra dificuldades”, disse Gisela Viana.


O serviço de TV por assinatura também gera outro tipo de queixa: a cobrança indevida pelo ponto adicional. 


Mesmo proibido, algumas operadoras tem dado outro nome para o serviço e, assim, se sentem no direito de cobrar algo que é gratuito.