ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: EAPSA realizou reunião para apresentação do Programa de Educação Patrimonial

Data: Sexta-feira, 08/10/2010 00:00
Fonte:

Redação e fotos: Topnews

Foi realizado no dia 05/10/2010, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, reunião com presença dos gestores da Secretaria Municipal e Estadual de Educação, gestores das Escolas Públicas e Particulares e Indígenas do município de Aripuanã, e representantes das empresas, Energética Águas da Pedra e Scientia Consultoria Científica com a finalidade dar início ao Programa de Educação Patrimonial do AHE Dardanelos.

Este programa esta contido no Projeto Básico Ambiental do AHE Dardanelos, e insere-se no Programa de Salvamento Arqueológico conforme as exigências da legislação de proteção ao patrimônio arqueológico nacional (Lei 3.924/1961 e Portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN  230/2002 e conforme Artigo XX da Constituição Federal), que exige a realização do estudo prévio com levantamentos dos sítios arqueológicos existentes na área do empreendimento e posteriormente seja providenciado o seu salvamento. Para tanto, em 2007 foi encaminhado ao IPHAN o Projeto de Arqueologia Preventiva na Área de Influência Direta do AHE Dardanelos, o qual obteve a portaria que autorizou a pesquisar e resgatar o material arqueológico, o qual se encontra sob a guarda do Instituto Homem Brasileiro em Cuiabá, MT, onde ocorrem os trabalhos de análise em laboratório. Em 2009 a Portaria foi renovada para dar continuidade às atividades de campo, laboratório e do Programa de Educação Patrimonial.


 
Durante a reunião realizada na SMEC foi apresentado resultados preliminares da pesquisa arqueológica do AHE Dardanelos e foi feito uma proposta de cooperação entre SMEC/Energética Águas da Pedra/Scientia para atividades de educação continuada para os professores sobre o tema Arqueologia. As atividades constituirão de capacitação dos professores, produção de material didático, e acompanhamento pedagógico referente às atividades do tema Arqueologia ao longo do ano 2011.
 
Além das atividades com o público escolar, haverá divulgação à comunidade de Aripuanã e região das pesquisas arqueológicas realizadas na área do AHE Dardanelos através de palestras, cartilhas, folders, banners, e outros meios.