ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Silval debate com empresa extração de fosfato e ferro em MT

Data: Sexta-feira, 08/10/2010 00:00
Fonte:

Fonte:sonoticias

O governador Silval Barbosa e o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf estão em São Paulo, onde se reunião com a diretoria e a equipe técnica da GME4, do Grupo Oportunity, que tem a concessão da área onde foi detectado o depósito mineral de fosfato e ferro, na região de Mirassol do Oeste (320 quilômetros de Cuiabá). Nadaf entregou oficialmente o relatório feito pela secretria, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para a direção do GME4. "A reunião foi produtiva. A diretoria afirmou que os trabalhos na região de Mirassol D"Oeste são prioridades para a empresa e que a expectativa é começar a exploração assim que concluírem os estudos", disse Nadaf. Não foram mencionados prazos.

O diretor técnico José Augusto Dantas informou que a empresa está elaborando um cronograma de trabalho para a área onde está o depósito mineral. Este documento deve ser entregue oficialmente para o Governo do Estado nas próximas semanas. "A expectativa é que a GME4 inicie os estudos da área já no próximo mês de janeiro", explica Nadaf. Não foi previsto prazo para iniciar a exploração dos depósitos.

Conforme Só Notícias já informou, no dia 1º de setembro foi divulgado o relatório de um estudo feito pela secretaria em parceria com o CPRM mostrando a presença de minério de ferro e de fosfato em uma extensa área na região de Mirassol D"Oeste.

A concessão da área é da GME4, do Grupo Oportunity, ou seja, de acordo com as normas, a exploração dos minerais só pode ser feita pela empresa que tem a concessão da área. O processo é demorado porque são necessários vários procedimentos antes de iniciar a exploração do mineral.

O fosfato é usado, também, na produção agrícola e a descoberta da jazida deve baixar o preço no mercado interno matogrossense a partir do momento que começar a extração.