ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prazo para pagamento do IPVA de veículos com placas finais 6 e 7 termina dia 30

Data: Sábado, 27/04/2013 00:00
Fonte: Odocumento

Termina na próxima terça-feira (30.04) o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sem aplicação de multas ou penalidades, isso para veículos com placas de finais 6 e 7. O imposto pode ser parcelado em até três vezes, sendo que a primeira cota deverá ser quitada até o dia 30 de abril. Após este dia, o IPVA deverá ser pago integral com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas). Quem pagou o IPVA até o dia 10 de abril teve desconto de 5%, e até o dia 22, recebeu 3%.


O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do IPVA, deve ser emitido pelo próprio contribuinte no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA (lateral esquerda da página). O DAR-1/AUT também pode ser retirado para recolhimento do IPVA nas unidades informatizadas do Detran/MT. Onde não houver unidade do Detran, o contribuinte pode se dirigir à Agência Fazendária.


O pagamento do IPVA pode ser realizado com a apresentação do documento de arrecadação nas Casas Lotéricas, Banco do Brasil (e correspondente bancário), Banco da Amazônia, Sicredi, Cecremat, Bradesco (e correspondente bancário) e Caixa Econômica Federal. O veículo com IPVA atrasado não pode ser licenciado.


PARCELAMENTO DE ANOS ANTERIORES

Contribuintes em atraso no pagamento do IPVA de exercícios anteriores têm oportunidade de regularização dos débitos: de 2008 a 2010 o valor pode ser parcelado em até 36 vezes, com descontos de até 55%. O valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a duas Unidades Padrão Fiscal (UPFMT). Já quem possui débitos de IPVA relativos a 2011 e 2012 pode parcelar o valor em até seis vezes, com juros, multa e correção monetária. Os parcelamentos devem ser solicitados no portal da Sefaz, menu IPVA, link "Solicitar/Consultar Parcelamento de Débitos Vencidos". O contribuinte deverá primeiro solicitar o parcelamento e depois pedir para emitir o boleto.


FINAIS 8 e 9 
Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10 de maio 
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - De 11 a 20 de maio 
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - De 21 a 31 de maio 
Recolhimento integral com multa - Após 31 de maio


FINAL 0 
Recolhimento em cota única com 5% de desconto - Até 10 de junho 
Recolhimento em cota única com 3% de desconto - De 11 a 20 de junho 
Recolhimento integral ou parcelado (sem desconto) - De 21 a 28 de junho 
Recolhimento integral com multa - Após 28 de junho