ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Projeto que visa à implantação de biodigestores em áreas rurais recebe parecer favorável

Data: Terça-feira, 23/04/2013 00:00
Fonte: SORAIA FERREIRA / Assessoria de Gabinete

O projeto de lei que institui o Programa de Apoio à Implantação de Biodigestores Rurais em Mato Grosso, de autoria do deputado Zeca Viana (PDT), foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em primeira votação. Agora, o projeto segue para a apreciação dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


Caso aprovado, o programa implantará o processo de biodigestão rural, com a utilização de resíduos agrícolas para a geração de biogás e biofertilizante. Assim, contribuindo para a redução do custo de produção, para a redução da emissão de gases do efeito estufa, bem como para a melhoria do sustento familiar nas áreas rurais.


De acordo com o deputado, a busca por tecnologia que colabore com a redução da poluição ambiental tem sido objeto de estudos nos mais variados segmentos, principalmente, no setor produtivo.


 “Trata-se de um projeto de grande interesse social, pois visa a sustentabilidade econômica. Precisamos buscar com urgência fontes alternativas de energia limpa. Estou confiante que haverá aprovação total”, diz Zeca Viana.


O projeto segue para tramitação e caso seja aprovado e sancionado caberá ao Governo do Estado firmar convênios com municípios, universidades, instituições tecnológicas e de pesquisa, instituições financeiras que disponibilizem linhas de crédito, entidades de apoio ou outras entidades privadas sem fins lucrativos para a implantação do projeto.


BIOGÁS – O biogás é uma mistura de gases – cerca de 75% metano (CH4) e 25% dióxido de carbono (CO2) – produzidas por bactérias que alimentam de material orgânico sem a presença de oxigênio.


O biogás é usado como combustível em substituição do gás natural ou do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como o gás de cozinha. Seu uso na produção rural pode ser para aquecer as instalações, ou mesmo para gerar energia elétrica, desde que acoplado a motores que geram energia através de gás.


Por ser formado de material biológico e com nutrientes, o que se sobra (fluente) possui capacidade de fertilizante, e é conhecido como o biofertilizante. 



ETAPAS DO FUNCIONAMENTO

1 - Excrementos animais e restos de alimentos são misturados com água no alimentador do biodigestor;

2 – Dentro do biodigestor, a ação de bactérias decompõem o lixo, transformando-o em gás metano e adubo;

3 – O gás é liberado para alimentar um aquecedor ou gerador de energia.

4 – As sobras servem como fertilizantes.

�m��|��c�o, transformando-o em gás metano e adubo;


3 – O gás é liberado para alimentar um aquecedor ou gerador de energia.

4 – As sobras servem como fertilizantes.