ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é lançado em Aripuanã

Data: Terça-feira, 23/04/2013 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

Na ultima sexta-feira, dia 19 de abril, a Secretaria de Educação e Cultura do município de Aripuanã, realizou no auditório do Centro de Educação Continuada Dardanelos, o lançamento oficial do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


Participaram do lançamento, a coordenadora local do programa Silbene Ferreira, o secretário municipal de Educação e Cultura, professor Valmir Faoro, o prefeito municipal Ednilson Faitta, a 1ª dama e secretária municipal de Ação Social Cleide Alessandra, o presidente da Câmara Municipal vereador Jessé Martins, diretores das escolas municipais, além de pais de alunos e os educadores que vão participar do programa.

 

Na ocasião foram apresentadas as metas do programa, bem como a suas diretrizes e a formula de trabalho. Ao aderir o Pacto, o ente federado, além de se comprometer, deve atuar em quatro frentes em suas redes de ensino: formação dos professores alfabetizadores; fornecimento de materiais didáticos; avaliação da alfabetização e também gestão e mobilização.

 

Durante a cerimônia, os alunos do Centro de Educação Infantil Raio de Sol, turma de 4 anos, e os alunos do 1° ano da Escola Municipal Maria Luiza do Nascimento Silva, encantaram o público com duas lindas apresentações. 

 

A coordenadora Silbene Ferreira, explicou como o programa será desenvolvido em Aripuanã. “Os orientadores de estudo do nosso município fizeram capacitação na cidade de Sinop, somando um total de uma semana de curso diário. Eles voltaram com apostilas, vídeos, slides, todo material disponibilizado pelo Ministério da Educação, que será trabalhado com os professores alfabetizadores de Aripuanã”.

 

O secretário municipal de Educação e Cultura, professor Valmir Faoro, garantiu que a Secretaria dará todo o apoio necessário para melhorar a qualidade de ensino já nas séries iniciais. “Faremos todo o esforço para termos uma alfabetização de qualidade. Nossos profissionais da educação vão ter todo o suporte em material, equipamento, e tudo aquilo que precisarem”.


Na opinião do prefeito Ednilson Faitta, todo investimento feito na base é fundamental para formação dos alunos. “Não podemos esquecer que para termos uma educação de qualidade é preciso investir na base, então esse programa é muito bom para Aripuanã e para o Brasil porque vai capacitar ainda mais os professores” disse.


“Esse investimento é necessário porque vai melhorar o aprendizado do aluno na idade certa, e com isso ele vai desenvolver melhor sua continuidade nos estudos. Desse modo com certeza nós teremos alunos mais preparados tanto no ensino médio, como no superior” concluiu o prefeito.


Todos os custos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ficam a cargo da União. O investimento total será de 2,7 bilhões de reais – 1,1 bilhão para este ano, e o restante para o ano de 2014.