ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Etnias Araras e cinta-largas comemoram juntas o Dia do Índio em Aripuanã

O evento reuniu cerca de 350 índios no Balneário Oásis.

Data: Sexta-feira, 19/04/2013 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS

Em celebração ao dia do índio, comemorado em 19 de abril. Nada mais justo do que homenagear as etnias de Aripuanã, o primitivo dono das terras do Brasil. Os índios influíram muito em nossa cultura com seus costumes, e grande é a quantidade de palavras que nos legaram. Os índios são indivíduos sociais, isto é, vivem em sociedade, que se alicerça num código de conduta que sabem respeitar.


Tinham suas leis, seus costumes, suas histórias e tradições. Embora não conhecem a escrita, possuíam um vasto vocabulário, que era transmitido oralmente de geração a geração. Gostam de danças e sempre cultuaram a música.

 

Em comemoração a esta data, os indígenas de Aripuanã das etnias Cinta Larga e Arara, se agruparam. A abertura da cerimônia foi marcada por várias apresentações culturais e a realização de uma grande festa com danças, comidas tradicionais, rituais, jogos de futebol, disputa de arco e flecha e outras atividades. O evento aconteceu no Balneário Oásis.



Segundo o representante da etnia Arara, Angelton Arara, destacou que esta festividade vem fortalecer as tradições, costumes e rituais. “É um momento de compartilhar, demonstrar as experiências com os mais novos, para que não seja abolida a essência do indígena. Os índios são indivíduos sociais, isto é, vivem em sociedade, que se alicerça num código de conduta que sabem respeitar.”.

 

Angelton ressaltou ainda das necessidades de preservação cultural, através da publicação que retratará a história e os costumes de cada povo. “Precisamos ter essa aproximação com o não índio para que possamos estreitar os laços e mostrar a eles um pouco dos nossos costumes”.


 

O lider do Cinta-Largas, Amadeu Cinta-Larga, relatou que o encontro demonstrou a união das etnias. “Hoje é um dia muito importante para nós, conseguimos reunir cerca de 350 índios, poderia ter sido mais, mas devido às dificuldades de acesso não foi possível”.