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NOTÍCIA

TAM fecha “pacote” de quase R$ 350 mil em indenizações a clientes em MT

Data: Sexta-feira, 19/04/2013 00:00
Fonte: 24 Horas News
 

A empresa aérea TAM fechou 82 acordos com clientes que residem em Mato Grosso em decorrência de transtornos causados, como atraso e cancelamento de voos, bagagem extraviada, e assistência inadequada diante de imprevistos. O valor final somou R$ 346.850,00. Os acordos foram celebrados em 134 audiências no “Mutirão da TAM”, realizado no Fórum de Cuiabá entre quarta e quinta-feira, 17 e 18. A ação foi promovida pela Central de Conciliação e Mediação de 1º Grau da Capital.

 
A pauta contou com 190 processos que tramitavam nos Juizados Especiais de Cuiabá e resoveu problemas de demanda como a que foi apresentada pela publicitário Patrick Lima. Ele conta que  em 2012 voltava do Rio de Janeiro de uma viagem feita a trabalho e perdeu a conexão em Brasília em decorrência de um atraso no embarque. O publicitário  foi levado para o hotel somente na madrugada e acabou não dormindo porque tinha que embarcar para Cuiabá pela manhã. A situação resultou na perda da comemoração de aniversário de casamento que havia programado. “O acordo foi satisfatório e rápido. A vantagem da conciliação é não perder muito tempo com os trâmites judiciais” - avaliou.

 
Outro caso envolve a  advogada Samira Martins, que chegou à Central disposta a conciliar com a TAM. A empresa cancelou um voo que ela havia comprado três meses antes para passar o feriado no interior de Goiás. Lembra que os passageiros já haviam embarcado quando a companhia avisou, uma hora depois, que o avião não iria decolar e não deu previsão de novo embarque. “Acabei perdendo um dia porque a empresa não deu respaldo nenhum para os passageiros. Eu poderia ter ido de carro com meus amigos, mas fiquei esperando a posição da TAM. Cheguei ao meu destino quase meia noite, sendo que a passagem que comprei era para as 8h”.

 
Para a cliente, a empresa demonstrou falta de respeito com ela e com os demais passageiros. Porém, ela avalia que a conciliação é uma maneira mais célere de resolver a pendência judicial, refletindo em vantagens para a Justiça (que tem baixa no estoque), para a empresa e para os clientes.

 
Na avaliação da juíza suplente da Central, Ângela Gutierres, o mutirão foi bastante satisfatório em todos os aspectos. Ela destaca que além dos números alcançados, as audiências oportunizam a criação de uma consciência coletiva, que refletirá em conquistas futuras. “A presença do funcionário da TAM em todas as audiências é importante para que a empresa entenda o sofrimento dos clientes e os transtornos provocados a cada um de maneira individual”.

 
Cita como exemplo a perda ou extravio de bagagem e a importância de cada conteúdo. “Não pode haver extravio ou perda de mala alguma, mas temos que considerar que alguns pertences são mais importantes que outros. Não dá para comparar o prejuízo da perda de uma bolsa com maquiagem e uma que tenha medicamentos, por exemplo. Claro que as duas situações causam transtornos”.

 
É justamente essas particularidades que são apontadas durante as audiências de conciliação, promovendo a abertura do diálogo e o entendimento das partes. A magistrada cita ainda que os conhecimentos adquiridos durante o mutirão, mesmo que não resulte em acordo imediato, rendem frutos positivos para o futuro. “Possivelmente, na próxima ocasião a empresa vem com propostas mais amplas e abertas, ao invés de propor um valor fixo para cada situação. Esse engrandecimento é possível somente com conversa”.