ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Entidades de Mato Grosso iniciam Estradeiro 2013

Durante três dias, a caravana formada por produtores rurais e representantes do governo estadual percorrerá a BR 174 para averiguar as condições da rodovia federal.

Data: Quinta-feira, 18/04/2013 00:00
Fonte: por Globo Rural On-line

Como em anos anteriores, o Movimento Pró-Logística e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) saem a campo no próximo domingo (21/4), para conferir a situação das principais rodovias do estado. Com o nome de Estradeiro, projeto inaugurado pelo então governador Blairo Maggi, que de tempos em tempos percorria as estradas das regiões mato-grossenses para verificar a capacidade de escoamento da safra agrícola, representantes das duas entidades vão percorrer a BR 174, que corta o oeste do estado no sentido longitudinal. 



Durante três dias, as caravanas vão visitar e se reunir com lideranças das cidades de Juína, Juruena, Cotriguaçu, Castanheira, Colniza e Juara. Serão percorridos 1.240 quilômetros, e no encerramento, no dia 23 às 19h, será realizado um simpósio, em Juruena, para apresentar os dados logísticos de Mato Grosso e discutir as condições encontradas durante as visitas. 



Várias lideranças já estão mobilizadas para se juntar à caravana e mostrar de perto as principais dificuldades da região. O agropecuarista Gilmar Gayski, de Juruena, acha um absurdo a falta de pavimentação asfáltica até seu município, que está distante 110 km do asfalto. “Moro aqui há 32 anos e, por incrível que pareça, o modal mais antigo de transporte do mundo, as estradas, está em condição intrafegável. Confesso que não me sinto cidadão deste país, a distância do asfalto não deixa meu produto competir com o do resto do mundo”, desabafou o produtor. 



Após a visita in loco nas estradas será elaborado um relatório, que em seguida será entregue aos órgãos responsáveis. “Nosso objetivo é conferir de perto as precárias condições que os moradores e motoristas enfrentam ao longo da BR-174, e posteriormente, encaminhar estas informações à Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), afirmou Edeon Vaz Pereira, coordenador executivo do Movimento Pró-Logística. 



Os interessados em participar do Estradeiro pela BR-174 ainda podem entrar em contato com Quésia Nascimento, na Aprosoja, pelo fone: (65) 3644-4215.