ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Caso Mércia: MP pede aumento da pena de Mizael Bispo

Data: Quarta-feira, 17/04/2013 00:00
Fonte: Terra

O Ministério Público apresentou nesta terça-feira recurso na Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo, pedindo o aumento da pena do ex-policial Mizael Bispo, condenado por homicídio triplamente qualificado pelo assassinato da ex-namorada, a advogada Mércia Nakashima. O pedido, feito pelo promotor de Justiça Rodrigo Merli, aponta "critérios subjetivos" presentes na decisão final e sugere a pena ideal de 24 anos e seis meses de reclusão contra os 20 anos determinados por sentença judicial no dia 14 de março. Merli foi o responsável pela acusação de Bispo.

 

"Apesar de fundamentada a sentença do juiz, sendo ela razoável em termos de sanção final, é fato que se utilizou de critérios subjetivos em alguns aspectos, merecendo reforma e majoração", afirma Merli. No recurso, o promotor apresenta cinco alternativas de penas finais que poderiam ter sido utilizadas, todas elas superiores à pena vigente de 20 anos.

 

Quando do encerramento do julgamento, em março deste ano, Merli havia considerado que a pena havia sido adequada, ainda que enquadrada no que a acusação considerava o mínimo cabível ao caso. "Não esperava nada muito diferente disso. Esperávamos uma pena entre 20 e 25 anos. Para ir para o semiaberto ele deverá permanecer pelo menos sete anos preso. Foi dentro do esperado", disse ele na ocasião. O juiz do caso, Leandro Jorge Bittencourt Cano, considerou a pena "razoável".

 

O caso
A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio de 2010, após deixar a casa dos avós em Guarulhos, e foi encontrada morta no dia 11 de junho, em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. A perícia apontou que ela foi ferida a tiros, mas morreu por afogamento quando seu carro foi empurrado para a água.

 

Ex-namorado de Mércia, o policial militar reformado e advogado Mizael Bispo de Souza, 43 anos, foi apontado como principal suspeito pelo crime e denunciado por homicídio triplamente qualificado - motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.

 

A Promotoria também denunciou o vigia Evandro Bezerra Silva, que teria o ajudado a fugir do local. Preso em Sergipe dias depois da morte de Mércia, Evandro afirmou ter ajudado Mizael a fugir, mas alegou posteriormente que foi obrigado a confessar a participação no crime, sob tortura. Seu julgamento ocorrerá separadamente, em julho deste ano.